You are here
Brasil: Polícia Militar prende Guilherme Boulos

O site Brasil de Fato escreve que “cerca de três mil pessoas da ocupação Colonial do Bairro S.Mateus resistiram a uma ação de reintegração de posse durante a manhã desta terça-feira” o que levou a uma investida da Polícia Militar (PM) que utilizou um forte “aparato repressivo” tendo detido Guilherme Boulos, levando-o para o 49º Distrito Policial (DP).
O MTST, já qualificou a prisão como uma “arbitrariedade”, porquanto Guilherme Boulos agiu unicamente no sentido de tentar “mediar o conflito”.
Num nota enviada à imprensa citada pelo Brasil de Fato, o movimento sublinha que “não aceitaremos calados que além de massacrarem o povo da ocupação Colonial, jogando-os nas ruas, ainda querem prender quem tentou o tempo todo e de forma pacífica ajudá-los”.
"Uma prisão ilegal e arbitrária"
Ao final da manhã, Boulos esperava ainda na receção da delegação para onde foi conduzido para prestar depoimento, uma vez que antes foi ouvido o comandante do Batalhão da Polícia de Choque, responsável pela ação em S.Mateus.
Quando foi detido, Boulos não foi algemado ou levado para uma cela o que, na sua opinião, se fica a dever aos receio por parte das forças policiais da reação que uma decisão dessa natureza poderia causar.
Entretanto, a vereadora Juliana Cardoso, do Partido dos Trabalhadores (PT) estava presente durante a reintegração de posse e, de acordo com o site, está a acompanhar o coordenador do MTST.
"Estávamos negociando para conversar com os oficiais de Justiça, quando seis policiais seguraram e levaram Guilherme Boulos preso. Estamos passando por um momento muito difícil no Brasil”, afirmou, tendo acrescentado: “Estamos ficando cada vez mais próximo de um Estado de exceção. Essa foi uma prisão ilegal, uma prisão política".
Entretanto, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) já manifestou a sua "irrestrita solidariedade" com Guilherme Boulos e a todo o movimento, afirmando que "esta ação é mais um dos tantos ataques aos movimentos sociais".
Comments
Ditadura!
Vocês também vão pagar bem caro, com esse ditador que têm aí, mas o que se pode fazer, o povo tira um mau, põe outro ainda pior!
Add new comment