You are here

Brasil: há outra barragem em risco de colapso

A Vale, maior empresa de mineração do Brasil, afirma que há outra represa em risco. Alerta foi dado e operações de busca pelos 250 desaparecidos na passada sexta-feira estão suspensos.
Fotografia: Twitter/otempo
Fotografia: Twitter/otempo

As operações de salvamento em Brumadinho foram interrompidas devido ao risco de colapso de outra barragem. As sirenes de alarme foram acionadas às 5h30 locais e os moradores das zonas mais baixas, e portanto mais facilmente afetadas, começaram a abandonar as suas casas.

Após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, na passada sexta-feira, três diques cederem, pelos menos 37 pessoas morreram e centenas desapareceram. Até agora, a Vale divulgou o nome de cerca de 250 funcionários que não consegue contactar. Entretanto, já foram resgatados dezenas de corpos da lama contaminada que engoliu a zona administrativa do complexo e as casas circundantes.

Este domingo, foi dado o alerta para a possibilidade de outra represa ruir. A Vale afirmou que ativou os alarmes depois de ter detetado um aumento nos níveis de água no Dam VI, estrutura que pertence à parte da mina de Córrego do Feijão. Estas são barragens de contenção, contendo água e detritos contaminados provenientes da atividade de mineração.

 

Termos relacionados Internacional
(...)