Brasil: Fora Bolsonaro em mais de 300 cidades

Este sábado, 2 de outubro, realiza-se mais uma grande mobilização “Fora Bolsonaro”. Esta é a sexta desde o início deste ano com este lema e os organizadores procuram que seja a maior e a mais amplo política e socialmente. Em Portugal, haverá atos em Braga, Coimbra, Lisboa e Porto.
Manifestação com faixa "Fora Bolsonaro" a abrir - Foto de Mídia Ninja

O site da campanha “Fora Bolsonaro” convida todas as pessoas a se juntarem à “luta a favor da vida, da democracia, da renda do povo, contra a fome e pelo Brasil” e afirma que ps organizadores da campanha têm o “desafio de fortalecer” a capacidade de convocação e mobilização, procurando incorporar novos setores na luta por “Fora Bolsonaro, Impeachment Já!”

Segundo a Revista Fórum, o povo sai à rua numa situação em que já morreram quase 600 mil pessoas, vítimas da pandemia. A mobilização deste 2 de outubro envolve uma ampla mobilização social e política, com a participação de diversos partidos políticos. Estão convocados atos em 317 cidades e 18 países, estando a lista completa destas mobilizações no site da revista.

Em São Paulo, deve reunir 21 partidos, assinala o Brasil de Fato, juntando a esquerda e a direita não bolsonarista. Além dos partidos, o ato conta com a mobilização e participação de 10 centrais sindicais, de muitos movimentos populares e das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

A oposição de esquerda aposta também na mobilização dos protestos deste 2 de outubro para travar as reacionárias reformas administrativa e tributária de Bolsonaro.

Mobilizações em Portugal

Em Portugal, estão convocados atos “Fora Bolsonaro” por diversos coletivos em 4 cidades.

• Porto, Centro Português de Fotografia na Cordoaria, 16h.

“Queremos manifestar-nos contra as privatizações e o marco temporal das terras indígenas [que define que os indígenas só podem manter as terras onde já estavam desde 5 de outubro de 1988], a luta contra o fascismo, entre outros pontos”, declarou à Lusa Nádia Almeida, uma das organizadoras. “Vários coletivos estão na organização desta manifestação, incluindo o Comité de Luta Portugal, do qual sou integrante”, acrescentou.

• Lisboa, Rossio, 17h e Praça Luís de Camões, 18h.

Para Lisboa, estão convocadas duas concentrações, segundo refere a Lusa. Uma irá decorrer na praça D. Pedro IV, no Rossio, às 17h, tendo como organizadores o coletivo Alvito, o coletivo Revolu, o Núcleo do PT Lisboa e o Partido Comunista do Brasil (PcdoB), conta com participação de diversos partidos e organizações portuguesas.

A outra irá decorrer na praça Luís de Camões, às 18h, organizada por coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira em Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa, Queer Tropical - Associação de Apoio à Comunidade LGBTQIA+ Brasileira em Portugal e Frente Internacional Brasileira Contra o Golpe e Pela Democracia.

Em Coimbra, o ato está a ser convocado por Vozes no Mundo e Frente Pela Democracia no Brasil.

• Braga, Praça da República, 18h.

Em Braga, está convocada uma manifestação por vários coletivos de imigrantes brasileiros, como coletivo Esquerda em Braga, coletivo Marielle e coletivo Anónimas. A jornalista Cristina Bighetti disse à Lusa: “Somos um grupo de brasileiros progressistas e de esquerda que vive em Braga e em Portugal. Decidimos juntar-nos para promover ações e apoiar os movimentos no Brasil” contra as políticas do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

“O objetivo da nossa manifestação é apoiar o movimento #ForaBolsonaro no Brasil. Mesmo a viver fora do país, estamos muito indignados com o que está a acontecer no Brasil, nomeadamente com a má gestão da pandemia de covid-19 e agora com as denúncias de corrupção que estão a surgir”, acrescentou a jornalista.

Dia 2 de outubro é o dia de dar o basta. Fora Bolsonaro!

Termos relacionados Internacional