Brasil: Deputada estadual do PSOL é assediada em plena Assembleia Legislativa

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) colocou a mão no seio de Isa Penna (PSOL) durante a votação do Orçamento do Estado. A situação aconteceu na passada quarta-feira, 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Deputada Isa Penna é assediada por deputado estadual
Deputada Isa Penna é assediada por deputado estadual- Imagem retirada do vídeo do G1

A situação foi gravada por uma câmara da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) onde se pode observar o deputado Fernando Cury, do partido Cidadania, a passar a mão no seio da deputada do PSOL, Isa Penna, de acordo com o portal de notícias G1.

A deputada acabou por registar esta situação no boletim de ocorrência como importunação sexual. É visível, no vídeo, o deputado Cury colocar a mão no seio de Isa Penna, que o afastou de imediato.

Numa nota de imprensa da deputada do PSOL é referido que “a deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de género que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores”.

Isa Penna avançou com uma queixa ao Conselho de Ética da ALESP e pediu a cassação do mandato de Cury, que acabou por se desculpar e negou que tivesse existido assédio ou importunação sexual.

A denúncia aponta que “há na conduta do Deputado, ora representado inquestionável ofensa à dignidade não apenas da Deputada Estadual, mas de toda a população do Estado de São Paulo representada pela Assembleia Legislativa. Desse modo, a quebra de decoro se mostra não apenas evidente, se não a única forma de interpretação do ato cometido, devendo assim, acarretar nas punições previstas no Código de Ética e Decoro Parlamentar desta Casa”.

A ALESP já confirmou que o Conselho de Ética vai avaliar o caso, mas o presidente do órgão, Cauê Macris (PSDB), com quem Isa Penna conversava quando Cury se aproximou, ainda não se pronunciou sobre o assunto. O partido de Cury, o Cidadania, também informou que irá analisar a situação e tomar medidas.

PSOL manifesta “irrestrita solidariedade” à deputada Isa Penna

Em comunicado, a Executiva Nacional do PSOL mostra “irrestrita solidariedade” à deputada Isa Penna, que segundo o partido, foi “importunada sexualmente durante o exercício de seu mandato parlamentar em sessão legislativa na Assembleia de São Paulo” pelo deputado Fernando Cury.

Para o PSOL, “atos absurdos como o ato repugnante cometido por Cury não são uma exceção. O assédio e a violência contra as mulheres são resultantes de uma verdadeira cultura do estupro existente em nossa sociedade, a qual banaliza e naturaliza comportamentos machistas que agridem e violam a sexualidade da mulher e o direto ao seu próprio corpo, que operam buscando legitimar a violação de direitos”.

“A deputada Isa Penna atua no enfrentamento à violência contra a mulher. Nos orgulhamos de que nossas parlamentares estejam na linha da frente do combate ao machismo estrutural”, sublinha o comunicado.

Termos relacionados Internacional