You are here

BPN: tribunal volta a condenar Oliveira e Costa

Num processo extraído do dossier BPN, o tribunal condenou Oliveira e Costa a 12 anos de prisão e o ex-ministro do PSD Arlindo de Carvalho a seis anos. Tribunal considerou que os réus "brincaram com o dinheiro” dos cidadãos.
Neste processo, Oliveira e Costa, que tem 83 anos, foi condenado a 12 anos de cadeia
Neste processo, Oliveira e Costa, que tem 83 anos, foi condenado a 12 anos de cadeia

O caso julgado nesta segunda-feira, é um dos processos extraídos do dossier BPN. Oliveira e Costa já foi condenado noutro processo a 14 anos de prisão. Nesse julgamento, para além de Oliveira e Costa foram condenados a penas de prisão três outros gestores, por burla qualificada e falsificação de documentos: Luís Caprichoso (8 anos e 6 meses), Francisco Sanches (6 anos e 9 meses) e José Vaz Mascarenhas (7 anos e 3 meses). Estas sentenças ainda não transitaram em julgado.

Segundo a Lusa, na sentença a juíza Maria Joana Gracio considerou que os réus "brincaram com o dinheiro do cidadão cumpridor e em quem confiou no banco e nos seus administradores". A sentença destaca também que os arguidos cometeram crimes com um “grau de ilicitude elevadíssimo” e que houve uma “utilização desgovernada e despudorada do dinheiro e que essa conduta não pode passar impune”.

Oliveira e Costa e Arlindo de Carvalho foram condenados por burla e fraude fiscal a 12 anos e a seis anos de cadeia, respetivamente.

O tribunal condenou ainda a penas de prisão, também por burla e fraude fiscal, os ex-administradores do BPN: Francisco Sanches (10 anos de prisão), Luís Caprichoso (10 anos), e António Coelho Marinho (quatro anos). Condenou igualmente José Neto, sócio de Arlindo de Carvalho numa imobiliária, a seis anos e José Monte Verde, acionista e devedor do BPN, a quatro anos.

Ricardo Oliveira, empresário do ramo imobiliário e acionista do BPN, foi absolvido dos crimes de burla e fraude fiscal, mas teve de pagar uma caução de cinco milhões de euros e o tribunal determinado o arresto de bens no valor de vários milhões.

Aceda ao dossier Caso BPN

Termos relacionados BPN: A fraude do século, Sociedade
(...)