You are here

Bolseiros denunciam despedimento coletivo na área da ciência

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) alerta para o facto de a diminuição abrupta de bolseiros se traduzir na paragem das linhas de investigação e na perda do investimento feito pelo país. A ABIC promove uma manifestação na quarta feira em Lisboa, junto à Assembleia da República.

Reagindo às declarações da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, que, em entrevista ao Diário Económico e à Antena 1, afirmou que “há excesso de investigadores para o financiamento que o país atribuiu à Ciência nos últimos anos” e que “temos de ser mais seletivos na forma como atribuímos dinheiros públicos”, o presidente da ABIC frisou que “é evidente que o que está aqui em causa é uma justificação para o despedimento coletivo que está curso”.

André Janeco lembrou que as instituições em que se produz ciência têm passado por “muitas dificuldades”, e que atualmente estamos perante o problema de “como fixar os doutorados”.

O investigador alertou ainda para o facto de as instituições estarem a ver “os seus recursos humanos a ir embora”. “Isto de termos investigadores a mais e termos de agora reduzir o dinheiro não é bem assim, ainda estamos muito abaixo da União Europeia”, referiu.

Segundo André Janeco, a situação hoje vivida pela comunidade científica decorre do facto de se fazer investigação com pessoas em condições precárias. “Isto é ciência precária. Algum dia este problema iria colocar-se”, avançou.

“Isto não é um processo reversível. Não podemos dizer que cortamos porque agora temos um pouco menos de dinheiro. Se as pessoas param de trabalhar ou emigram, as linhas de investigação param e o capital investido pelo país nos últimos anos perde-se”, sublinhou ainda o representante da ABIC.

Os bolseiros irão manifestar-se na próxima quarta feira, em Lisboa, junto à Assembleia da República, durante a discussão de uma petição da ABIC pelos deputados. O ponto de encontro será pelas 14h na porta lateral da Assembleia da República.

“A ideia é ter também investigadores que foram rejeitados, nas galerias, a assistir ao debate”, avançou André Janeco.

Esperam-se ainda iniciativas de apoio a este protesto noutros pontos do país. No Portoserão colocadas faixas pela Ciência às 10h30 na entrada principal do IBMC / INEB. Em Aveiro terá lugar a iniciativa "Fotoreportagem da Destruição da Ciência", pelas 14h30 em frente à Reitoria. A concentração em Coimbra está agendada para as 14h no Largo D. Dinis.

Termos relacionados Sociedade
(...)