You are here

Bob Dylan ganhou o Nobel da Literatura

Bob Dylan ganhou o Prémio Nobel da Literatura “por ter criado novas expressões poéticas na tradição da canção norte-americana", justificou a Academia Sueca.
Foto Dena Flows/Flickr

O anúncio do vencedor foi feito esta quinta-feira, em Estocolmo, tendo a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, considerado Dylan como “um grande poeta na tradição poética inglesa".

Para Sara Danius, o músico norte-americano “encarna essa tradição” e há 54 anos que – enquanto cantor, poeta e compositor – se "reinventa criando novas identidades".

Questionada sobre a especificidade da escrita de Dylan, que foi feita para cantar, Sara Danius fez questão de sublinhar que também Homero e Safo, há mais de dois mil anos, escreveram poesia que devia ouvir-se.

"E ainda hoje lemos Homero e Safo", sublinhou.

"Pensamento pictórico"

Quando foi solicitada para escolher uma canção emblemática de Dylan, Sara Danius disse que o álbum “Blonde on Blonde”, de 1966, "é um exemplo extraordinário da sua forma brilhante de rimar e do seu pensamento pictórico".

O Nobel é a última das distinções atribuídas ao cantor que percorreu um longo caminho desde um início humilde como Robert Allen Zimmerman. Nascido a 24 de maio de 1941, em Duluth, no Minnesota, Dylan aprendeu sozinho a tocar harmónica, guitarra e piano.

Bob Dylan é autor de canções como "Like a Rolling Stone", "Blowin in the Wind", "Mr. Tambourine Man" ou "Subterranean Homesick Blues".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)