You are here

Bloquistas querem esclarecimentos sobre corte de eletricidade deste domingo

EDP informou que os concelhos afetados pelos cortes energéticos são Coimbra, Santo Tirso, Trofa, Azambuja, Cartaxo, Lisboa e Albufeira. Bloco teme que interrupção agrave riscos da vaga de frio.
Foto de Paulete Matos.

Na sexta-feira, a EDP anunciou, através da publicação de anúncio num jornal de âmbito nacional, que iria realizar no domingo trabalhos nas redes de distribuição de energia e que iriam obrigar a interrupções no fornecimento em dez concelhos do país, em alguns casos por períodos até sete horas.

Num conjunto de questões endereçadas ao Ministério da Economia, o Bloco de Esquerda lembra que "Portugal tem elevados níveis de pobreza energética em termos europeus e a ineficiência térmica é característica de grande parte do parque habitacional do país" e que, por isso, "esta interrupção do abastecimento de eletricidade agrava os riscos colocados pela atual vaga de frio e deve ser explicada de forma clara".

Nesse sentido, os bloquistas questionam o Ministério da Economia se pondera "a definição de limites para estas intervenções pré-calendarizadas, que as subordine à existência de condições meteorológicas adequadas".

Tendo em conta que a EDP argumenta que os trabalhos se devem à necessidade de fazer "remodelação e conservação das redes de distribuição", o grupo parlamentar bloquista questiona "qual a razão da calendarização para o pico da estação fria?”

O Bloco pretende ainda esclarecimentos sobre se Governo tinha conhecimento deste agendamento e qual a razão da "escassa antecipação (48 horas) deste aviso em relação ao momento da interrupção de abastecimento" e se pondera avançar com "medidas adicionais de aviso aos consumidores", como o envio postal (junto com a faturação).

Respondendo a um pedido de informações por parte da agência Lusa, a EDP - Distribuição informou que, inicialmente, estava previsto que estas "interrupções por razões de serviço" acontecessem nos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz (seis horas, em quatro freguesias), Santo Tirso, Trofa, Azambuja (seis horas em duas freguesias do concelho), Cartaxo, Ferreira do Zêzere, Tomar (com uma interrupção entre as 06:00 e as 13:00, em três freguesias do concelho), Lisboa e Albufeira.

Entretanto, a EDP Distribuição assinalou que as interrupções de eletricidade programadas para este domingo em alguns concelhos do país serão muito curtas e que o horário e local dos cortes pode ser consultado no seu portal na Internet, na área 'Interrupções Programadas’.

Os concelhos afetados pelos cortes energéticos deste domingo são Coimbra, Santo Tirso, Trofa, Azambuja, Cartaxo, Lisboa e Albufeira. Já os trabalhos inicialmente programados para Figueira da Foz, Ferreira do Zêzere e Tomar serão realizados posteriormente.

 

Termos relacionados Política
(...)