You are here

Bloco saúda centenário do Dia da Pátria Galega

Corunha, Pontevedra, Ourense, Lugo, Santiago de Compostela, Vigo e Ferrol foram palco este sábado das comemorações do Dia da Pátria Galega. Garantindo querer voltar em breve a marchar nas ruas de Compostela, o Bloco desejou ao BNG o maior sucesso para a defesa da democracia, dos direitos do povo galego e da justiça social.
Comemorações do Dia da Pátria Galega em Santiago de Compostela. Foto do BNG.
Comemorações do Dia da Pátria Galega em Santiago de Compostela. Foto do BNG.

Numa mensagem endereçada aos companheiros e companheiras do Bloco Nacionalista Galego, Luís Fazenda, secretário de Relações Internacionais do Bloco, escreve que “a vontade de liberdade dos povos não faz quarentena”, saudando “os vários atos de celebração do 25 de julho que ocorrem um pouco por toda a Galiza para garantir a segurança do afastamento físico e a proximidade da luta social e nacional das galegas e dos galegos”.

“Todos os anos marcamos presença no Dia da Pátria e queremos em breve voltar a marchar convosco nas ruas de Compostela. Neste ano diferente, devido a uma crise de saúde que é também uma crise social, é ainda mais importante expressar a solidariedade internacional entre os nossos povos”, sublinha o dirigente bloquista, saudando a Pátria Galega e desejando ao BNG “o maior sucesso para a defesa da democracia, dos direitos do povo galego e da justiça social”.

Temos de garantir que “não são os de sempre a pagar a crise”

As celebrações nas sete cidades galegas tiveram contornos distintos de anos anteriores face à crise pandémica, mas a covid-19 não impediu que o BNG comemorasse o Dia da Pátria. Em Santiago de Compostela, a porta-voz nacional do BNG afirmou acolher o resultado das últimas eleições com “humildade” e com o compromisso de estar à altura e, sobretudo, sem conformismos. Ana Pontón traçou um objetivo muito claro: ampliar a base militante e social e converter o BNG na força maioritária para dar à Galiza um governo a favor do país em 2024.

Pôr em marcha um modelo de economia verde, dando à ciência e à investigação um papel chave, constitui uma das prioridades do BNG, bem como construir uma sociedade de mulheres livres e iguais.

“É tempo de defender Galiza, de dar um futuro digno à gente deste país porque nisso consiste a política, em encontrar soluções para os problemas do cada dia, das pessoas que querem uma saúde e educação públicas, das que aspiram a ter um emprego de qualidade e querem ver garantido o direito a uma velhice digna”, explicou Pontón.

A porta-voz nacional do BNG repudiou o “espectáculo lamentável” que chega de Madrid, onde a classe política “está mais preocupada em manter os privilégios e ocultar a corrupção da Casa Real”, e frisou que temos de garantir que “não são os de sempre a pagar a crise”.

Termos relacionados Política
(...)