Bloco questiona Ministério do Ambiente sobre poluição no Rio Sousa

05 de March 2018 - 17:27

Em causa estão os sucessivos casos de descargas poluentes no Rio Sousa, um dos principais afluentes do Douro. A deputada Maria Manuel assegura que o Bloco não deixará o caso cair em esquecimento, exigindo uma ação consequente por parte do Ministério do Ambiente.

PARTILHAR
Foto: Junta de Freguesia de Sobreira.

Na pergunta, os deputados bloquistas Maria Manuel, José Soeiro e Jorge Costa referem que, em 2017, a Câmara Municipal de Penafiel procedeu a uma queixa-crime no seguimento de uma descarga poluente no Rio Sousa, na zona de Novelas, que resultou, inclusive, no aparecimento de peixes mortos à superfície do leito. Já em 2018, novas denúncias por parte da população chegaram ao conhecimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

O rio Sousa é um afluente da margem direita do rio Douro com extensão de 65 km. Nasce em Friande (Felgueiras) e desagua em Foz do Sousa (Gondomar). Ao longo do seu trajeto, atravessa os concelhos de Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paredes e Gondomar (Covelo e Foz do Sousa). Tem como afluentes principais na margem esquerda o rio Cavalum e na margem direita os rios Mezio e Ferreira, este último de maior significância.