Bloco questiona Ministério da Cultura sobre cortes orçamentais na Lusa

O Bloco questionou o governo sobre a intenção de fazer cortes orçamentais na agência Lusa. O partido considera que os cortes “seguramente irão pôr em causa a qualidade de serviço praticada pela Lusa”.
Edifício da Agência Lusa - Foto de Inácio Rosa/Lusa (arquivo)

Na semana passada, a Comissão de Trabalhadores da Lusa fez um comunicado intitulado “Governo exige cortes na Lusa penalizando jornalismo” em que alertou para a possibilidade de a cobertura das eleições legislativas ficar comprometida caso o governo avance com os cortes orçamentais que pretende na agência Lusa.

Numa pergunta datada desta quarta-feira, Luís Monteiro, deputado do Bloco, questionou o Ministério da Cultura sobre estes cortes.

“Chegou ao conhecimento do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda a intenção de corte de 600 mil euros no orçamento da Agência Lusa. Este corte seria supostamente feito numa rúbrica de contratação de serviços externos, no entanto, dada a existência de relações precárias, estes cortes podem afetar salários e implicar despedimentos”, pode ler-se no documento enviado.

O partido considera ainda que estes cortes “seguramente irão pôr em causa a qualidade de serviço praticada pela Lusa”, como “a possibilidade de cobertura nacional”.

“Havendo eleições legislativas próximas, isso pode pôr inclusivamente em causa o pluralismo da cobertura noticiosa dessas eleições”, pode ler-se.

O partido questiona se “o Governo tem conhecimento desta situação” e se “considera que com estes cortes é possível assegurar que não se procederão a despedimentos na Agência Lusa”.

Termos relacionados Política