You are here
Bloco questiona Governo sobre reposição de equipamentos de combate a incêndios

O Grupo Parlamentar do Bloco enviou, na passada sexta-feira, uma pergunta ao Ministério da Administração Interna sobre a reposição de equipamentos de combate a incêndios das corporações de Bombeiros.
A iniciativa surge depois de uma reunião com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré. Nela, a organização esclareceu que perdeu um carro de combate numa intervenção no incêndio florestal de Pedrogão Grande em 2017, que o Governo prometeu a verba necessária para a compra de um novo equipamento, “mas tudo não passou de meras intenções, pois até hoje ainda não foi reposto o devido equipamento e a sua capacidade de intervenção”.
Por outro lado, “os seus dirigentes e profissionais queixam-se que há cinco anos que não recebem equipamentos de proteção individual para o combate a incêndios”. Esta era uma situação que o Bloco já questionara no debate sobre o Orçamento de 2021 mas que ficou sem resposta. Assim, o partido decidiu insistir agora por escrito.
Neste encontro vieram também à baila “as insuficiências do financiamento” que a covid-19 veio agravar, aumentando “fortemente” as despesas e reduzindo as receitas.
Os deputados Ricardo Vicente e Sandra Cunha manifestam-se também preocupados com o impacto das alterações climáticas que vão causar “eventos extremos cada vez mais severos e frequentes, o que representa um desafio crescente para as diversas forças de proteção civil”, nomeadamente para as corporações de Bombeiros. Eventos como os grandes incêndios de junho e outubro de 2017 ou o furacão Leslie no ano seguinte tornaram “percetíveis as muitas fragilidades do sistema de proteção civil local e nacional”. Falta pessoal, qualificação, manutenção e renovação de equipamentos, afirmam os parlamentares.
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 130.57 KB |
Add new comment