You are here

Bloco questiona governo sobre morte de peixes no rio Vouga

Deputado bloquista Nelson Peralta alerta para a situação no Baixo Vouga com os seus “focos de poluição, mortalidade elevada de peixes, jacintos-de-água e um rio organizado para a indústria de celulose”.
Deputados do Bloco reúnem com ADACE
Deputados do Bloco reúnem com ADACE

Segundo a Lusa, na sequência de uma reunião do Bloco de Esquerda com a Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (ADACE), onde estiveram presentes os deputados eleitos pelo círculo eleitoral do distrito de Aveiro, Nelson Peralta e Moisés Ferreira, foram relatados vários episódios de poluição no rio Vouga e no rio Novo Príncipe, que levou a uma elevada mortalidade de peixes. 

Na pergunta ao governo, o Bloco “lamenta que o Baixo Vouga Lagunar continue sujeito a vários episódios de poluição, com pouca fiscalização e pouca capacidade para findar os focos de poluição dos rios”. Nelson Peralta refere que “focos de poluição, mortalidade elevada de peixes, jacintos-de-água e um rio organizado para a indústria de celulose que todos os anos, durante o verão, instala um açude que represa as águas para uso da fábrica”.

Ontem reunimos com a ADACE - Ass. Defesa Ambiente Cacia e Esgueira sobre os problemas do Baixo Vouga Lagunar. Focos de...

Publicado por Nelson Peralta em Quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A pergunta denuncia ainda que a gestão das águas do rio Vouga “tem sido definida em função das necessidades específicas da empresa de celulose” e acrescenta que “qualquer açude no rio deve garantir caudais ecológicos e a proteção da biodiversidade”. O deputado afirma que “o rio Vouga (e o rio Novo do Príncipe) estão envoltos numa zona protegida. É necessário implementar o sistema de proteção, impedir a salinização mas de forma a garantir a proteção ambiental e da biodiversidade e a compatibilização de usos e não um rio ao serviço de uma única fábrica”.

Posto isto, o Bloco de Esquerda avançou com uma pergunta ao Ministério do Ambiente sobre o estado de execução do sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar.

Termos relacionados Política
(...)