Bloco questiona Governo sobre animais abandonados em Felgueiras

21 de September 2020 - 11:58

Uma matilha de cães tem sido vista a vaguear pela cidade de Felgueiras. Bloco diz que se trata de uma situação recorrente e que “constitui um problema de saúde pública e de sensação de insegurança da população”.

PARTILHAR
Animais errantes
Foto de Fernando Moital | Flickr

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou, através da deputada Maria Manuel Rola, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre a situação dos cães abandonados no concelho de Felgueiras.

Na pergunta pode ler-se que “uma matilha de cães abandonados tem sido avistada a vaguear pelas ruas da cidade de Felgueiras nas primeiras semanas de setembro. O abandono de animais de companhia e a errância de canídeos pelas freguesias do concelho de Felgueiras são situações recorrentes e, por isso, motivo de preocupação entre a população local”.

Para o Bloco, para “além de constituir um problema de saúde pública e de sensação de insegurança da população, trata-se de uma situação que põe em causa o bem-estar dos animais, que assim se encontram expostos a situações de atropelo, maus tratos ou envenenamento”.

O município de Felgueiras dispõe de um centro de recolha oficial de animais com 14 celas, mas para a deputada é “um número manifestamente insuficiente face às necessidades do concelho” e acrescenta que “existem ainda dois abrigos de associações locais que estarão a funcionar na lotação máxima”.

O Bloco considera que é “necessário recolher e providenciar abrigos aos animais abandonados que vagueiam pelo concelho de Felgueiras. Por conseguinte, o município deve aceder aos meios necessários para aumentar a capacidade do seu centro de recolha oficial de animais, bem como providenciar os serviços de medicina veterinária que permitem assegurar a saúde e o bem-estar dos animais errantes no concelho”.

Por isso, a deputada Maria Manuel Rola quer saber se o Governo tem conhecimento da situação e como avalia o governo as carências do município de Felgueiras em recolher, abrigar e assegurar a saúde e bem-estar dos animais de companhia que vagueiam pelo concelho.