Bloco quer colocar casas vazias das Lajes em bolsa de arrendamento

Dois bairros com 450 casas entregues pelos militares norte-americanos na ilha Terceira devem servir para criar bolsa pública de arrendamento, defende o Bloco/Açores.
Com a redução do efetivo militar dos EUA, muitas casas foram libertadas e entregues às autoridades portuguesas. Imagem Google Street View.

O Bloco/Açores questionou esta sexta-feira o Governo Regional sobre o destino das 450 casas dos bairros Nascer do Sol e Beira-Mar, situados junto à Base das Lajes e entregues pelos militares norte-americanos na sequência da redução do efetivo na Terceira.

"Tem o Governo Regional a intenção de proceder à conversão e requalificação das casas em questão para a criação de bolsa pública de arrendamento que não habitação social?", questionaram os deputados do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores.

"A criação desta bolsa pública de arrendamento, que o Bloco propõe, destina-se essencialmente às famílias que têm dificuldade em encontrar soluções de habitação porque, por um lado, não cumprem critérios para aceder a habitação social, mas, por outro, também não têm rendimentos que lhes permitam contrair crédito bancário para aquisição de habitação permanente", afirma o partido em comunicado de imprensa.

Os bloquistas açoreanos pretendem ainda que o governo faça um "inventário do parque habitacional público, por ilha, não associado à habitação social”. E destacam que a oferta é pouca, também pelo facto de“um número considerável de casas que antes serviam ao arrendamento ou que estavam degradadas e/ou devolutas ter sido adaptado ao alojamento local - e os preços praticados são pouco acessíveis à maioria das pessoas”.

O Governo Regional e a Força Aérea assinaram em novembro um auto de entrega e aceitação das casas e de um complexo escolar situado junto das habitações. Segundo a agência Lusa, o governo regional pretende transformar a escola num complexo empresarial ligado às novas tecnologias e usar as casas para acolher programadores no âmbito do projeto Terceira Tech Island.

“As habitações permitirão que as empresas captem quadros qualificados à escala mundial para se instalarem cá. No seu conjunto, penso que teremos ao longo do próximo ano essas obras todas a decorrer", afirmou no mês passado o vice-presidente do governo, Sérgio Ávila.

Termos relacionados Política