You are here

Bloco promove fórum aberto para balanço da política educativa

O Fórum “Desformatar a escola, construir educação” realiza-se este sábado, a partir das 10h, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.
Cartaz da iniciativa

O balanço dos primeiros dois anos da atual legislatura e do que está por fazer na área da educação, é o tema central do Fórum “Desformatar a escola, construir educação”.

“Queremos refletir sobre os currículos e programas, em que pouco mais foi feito do que o programa de flexibilização curricular. Queremos debater a gestão democrática das escolas e a organização do tempo pós-escolar. Vamos ao que interessa na Educação, discutir o que se ensina e no que se aprende, a articulação entre o educativo e o social no interior das escolas, a formatação imposta pelos exames e o acesso ao Ensino Superior”, diz o texto de apresentação desta iniciativa.

O programa do Fórum tem início às 10h com intervenção de Cristina Roldão, investigadora do CIES/ISCTE/IUL, sobre “Desigualdades, racismo e condições para a aprendizagem”. Às 11h30, a deputada bloquista Joana Mortágua intervém no painel “Autonomia e gestão democrática”.

Os desafios da escolaridade obrigatória ocupam boa parte do programa a partir das 14h30, com intervenções de João Rodrigues, professor do agrupamento de escolas Patrício Prazeres, de Adelina Precatado, membro da direção da Escola Secundária de Camões, e de Helena Amaral, professora da Escola Básica Parque Silva Porto. Às 16h30, o vereador do Bloco na Câmara de Lisboa intervém no painel “Escola a tempo inteiro”. O encerramento do encontro está marcado para as 17h30 com intervenção de Catarina Martins.

Outro dos assuntos presentes na discussão é o da municipalização da educação básica e secundária, cujos planos já são conhecidos. “O Bloco de Esquerda comprometeu-se com o combate à territorialização político-partidária das escolas ou quaisquer opções que possam ter consequências economicistas e privatistas, com riscos de clientelismo nos processos de coordenação de escolas e de recrutamento de pessoal docente e não docente”, sublinha o texto de apresentação deste Fórum que decorre este sábado, 17 de fevereiro, na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. A entrada é livre.

Termos relacionados Política
(...)