You are here

Bloco promove este sábado Encontro Nacional de Saúde

No encontro, que terá lugar no Hotel Olissippo Marquês de Sá, em Lisboa, serão debatidos vários aspetos da Política de Saúde, com intervenções de vários profissionais e intervenientes na discussão das políticas publicas de saúde.

Na legislatura anterior foi possível aprovar uma Nova Lei de Bases da Saúde. Foi possível romper com a lei do PSD e do CDS que dava primazia ao negócio e prioridade aos privados na saúde. Com esta Nova Lei de Bases reforça-se o papel do SNS e do princípio da Saúde como um direito. Mas é agora preciso passar das palavras às ações, regulamentando a Lei de Bases e implementando as medidas necessárias para concretizar a nova lei. Este é um encontro nacional para debater as propostas para essa concretização.

No encontro, que terá lugar no Hotel Olissippo Marquês de Sá, em Lisboa, serão debatidos vários aspetos da Política de Saúde, com intervenções de vários profissionais e intervenientes na discussão das políticas publicas de saúde.

Os trabalhos têm início às 10h com o debate Cuidados de Saúde Primários (Promover a Saúde: para quando passar das palavras às ações?). Este ponto conta com as intervenções de Martino Gliozi, coordenador da USF Baixa, Ana Matos Pires, coordenadora regional de saúde mental na ARS Alentejo, Victor Ramos, especialista em medicina geral e familiar, e Moderador: António Rodrigues.

Pelas 11h30 tem início o painel Orçamento e investimento no SNS: de que precisamos?
Teresa Gago, médica dentista, com Henrique Martins, presidente dos SPMS, Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, e moderação de Sofia Crisóstomo.

No início da tarde, às 14h, Carla Jorge, assistente operacional, movimento Precários do CHO, Maria Augusta Sousa, enfermeira e ex-Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, João Proença, médico e vice-presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, debatem as Carreiras profissionais: como valorizar quem constrói o SNS todos os dias?. Bruno Maia será o moderador desta sessão.

Logo a seguir, pelas 15h30, o tema em debate será Lei de Bases da Saúde. E agora?. Intervirão Cipriano Justo, médico e professor de saúde pública, Isabel do Carmo, médica, e Constantino Sakellarides, professor catedrático jubilado de políticas de saúde da ENSP. A moderação ficará a cargo de José Manuel Boavida.

O encerramento está agendado para as 17h, com Moisés Ferreira e Catarina Martins. Inscrições aqui.

 

Termos relacionados Política
(...)