Bloco Madeira propõe Língua Gestual na transmissão de plenários da Assembleia Regional

O grupo parlamentar do Bloco Madeira entregou resolução a propor nas transmissões online a tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

Na resolução, entregue na Assembleia Legislativa da Madeira nesta sexta-feira, os deputados bloquistas lembram que "qualquer Sociedade se organiza, desenvolve e progride numa base de inclusão das partes no todo" pelo que, nessa perspetiva, "todos os indivíduos, independentemente da sua condição sensorial, devem estar conscientes sobre o que se discute e legisla na Assembleia".

Roberto Almada e Rodrigo Trancoso argumentam que a adopção da Língua Gestual Portuguesa na transmissão dos plenários online da Assembleia Legislativa é uma medida de inclusão extremamente importante porque permite que todos os cidadãos possam participar "na sua plenitude, e em igualdade de circunstâncias, no processo democrático e na vida pública conjunta".

Os deputados lembram ainda que "trabalhar para a igualdade passa, em muito, pela concretização de oportunidades geradas e criadas pelas instituições públicas, nomeadamente aquelas de onde emanam decisões com repercussões diretas na vida das pessoas, independentemente do seu grau de capacitação relativamente à maioria".

Mais informação em madeira.bloco.org

Termos relacionados Política