You are here

Bloco exige esclarecimentos sobre demissão de comandante da Proteção Civil

Pedro Filipe Soares afirma tratar-se de “demissão importante, num período delicado de reparação da fase mais critica de incêndios do país”. Bloco pedirá explicações ao Governo sobre o assunto.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna emitido na terça-feira à noite, o coronel António Francisco Carvalho da Paixão pediu a exoneração “por motivos pessoais” do cargo de Comandante Operacional Nacional do Comando Nacional de Operações e Socorros da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CONAC), tendo sido designado como sucessor o coronel José Manuel Duarte da Costa.

“É importante, por um lado, a clarificação do comandante operacional das razões da demissão - que vão para lá da justificação já estafada de motivos pessoais - e, por outro lado, as explicações do senhor ministro da Administração Interna, que teremos possibilidade de fazer durante a tarde de hoje”, defendeu à saída da conferência de líderes.

Pedro Filipe Soares salientou ainda que “o Governo prometeu ao país que poderia estar tranquilo porque estaria à altura do combate aos incêndios deste ano e que tinha aprendido com o que aconteceu em 2017” e aquilo a que se tem assistido são atrasos em áreas como os meios aéreos, meios operacionais ou a lei orgânica da ANPC

Termos relacionados Política
(...)