You are here

Bloco está preocupado com o futuro da produção de castanha na região de Vila Real

Mariana Falcato Simões, cabeça de lista do Bloco pelo círculo de Vila Real, visitou a empresa Agromontenegro situada em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços considerou fundamental o investimento na agricultura transmontana.
Candidatos bloquistas visitaram empresa Agromontenegro - Foto Joni Ledo
Candidatos bloquistas visitaram empresa Agromontenegro - Foto Joni Ledo

O distrito de Vila Real tem uma agricultura diversa, e com especificidades de cada território. Desde a castanha a norte, a oliveira a nordeste, e a vinha a sul. No concelho de Valpaços predomina a monocultura de castanha.

Mariana Falcato Simões referiu a preocupação do Bloco de Esquerda relativamente à produção em monocultura tendo em conta que deste modo as produções agrícolas ficam mais vulneráveis a pragas e doenças.

Dinis Pereira, proprietário da Agromontenegro, recebeu a comitiva bloquista que fez uma visita guiada às instalações da empresa. No final da visita, o proprietário partilhou as suas preocupações relativamente à possibilidade de perda de rendimentos na produção de castanha, que pode vir a afetar a cultura a curto prazo, com a propagação da vespa asiática. Foi referido também que já existe luta biológica a esta praga, mas caso não haja uma estratégia concertada, a recuperação pode levar até seis anos e a uma perda até 80% de produção anual.

Esta visita decorreu no âmbito de um périplo que os candidatos do Bloco estão a fazer no sentido de dar a conhecer os problemas e desafios que o distrito de Vila Real enfrenta.

Artigo publicado em Interior do Avesso

Termos relacionados Legislativas 2019, Política
(...)