You are here
Bloco denuncia “condições inaceitáveis” em albergue de animais errantes em Ourém

A denúncia das condições no Canil Municipal de Ourém começaram no facebook pela mão da Associação Protetora dos Animais de Torres Novas e de um seu associado. Depois, chegaram ao jornal Público que descreveu imagens “que mostram cães aninhados num espaço exíguo, de cimento, revestido por uma rede, o que faz lembrar um “galinheiro” coberto com chapas de zinco”.
A Câmara Municipal de Ourém reconheceu então que “a situação que temos hoje não é a mais adequada, mas é mais favorável do que a que os animais que tinham antes” e que “o canil existe assim há 20 anos”. Justificou ainda que os animais permanecem “dez, quinze dias” e posteriormente seguem para o Canil Intermunicipal de Proença-a-Nova, onde terão melhores condições.
O Bloco responde com “ceticismo” a esta alegação, uma vez que aquele canil recebe animais de 16 municípios e só de Ourém vão 60 por mês. Questiona por isso se esta “será a resposta adequada”. Até porque “o próprio médico veterinário deste canil intermunicipal já assumiu várias vezes (…) que este espaço está superlotado, recusando-se a implementar a esterilização como modo de controlo da população”.
Por tudo isto, as deputadas Fabíola Cardoso e Maria Manuel Rola questionaram o governo. Defendem que “a urgência da situação pressupõe diligências no sentido de garantir um albergue digno para os animais e de melhorias que garantam que os animais não prosseguem nestas condições que atentam contra a salubridade, segurança pública e bem-estar animal.” E quiseram saber se a lei está a ser cumprida, se houve fiscalização por parte das autoridades, se o município de Ourém solicitou os apoios do orçamento de estado para construção de centro de recolha animal e ainda para proceder à esterilização de animais.
O governo respondeu, por intermédio do Gabinete da ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, que não tinha conhecimento da situação nem tinha sido feita qualquer inspeção até ao momento. Ficou também a saber-se que o município de Ourém não fez qualquer candidatura para apoio à construção de um Centro de Recolha Oficial de animais.
Attachment | Size |
---|---|
![]() | 1.52 MB |
![]() | 778.67 KB |
Add new comment