You are here
Bloco denuncia atentado ambiental no Ecocentro de Marinhais

O Ecocentro de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, assistiu na última semana de 2016 a vários incêndios, que culminaram num grnde incêndio no dia 31 de dezembro. Apesar da enorme coluna de fumo, não houve presença de bombeiros ou agentes da Proteção Civil. “Aliás, a Autoridade Nacional de Proteção Civil não registou, no dia 31 de dezembro de 2016, qualquer ocorrência no concelho de Salvaterra de Magos”, registam os deputados bloquistas.
A gestão do ecocentro é feita pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, a quem são apontadas responsabilidades pelo atentado ambiental. “Ao invés de os resíduos urbanos serem selecionados e encaminhados para devido tratamento, o que parece ter vindo a acontecer é a eliminação por queima, (…) procurando-se, eventualmente, libertar espaço e evitar custos com os procedimentos de seleção e envio para reciclagem dos resíduos”, afirma o Bloco na pergunta dirigida ao ministro do Ambiente.
Para além do apuramento de responsabilidades por este atentado ambiental, os deputados bloquistas querem que o governo assegure que os procedimentos de armazenagem e encaminhamento para valorização dos resíduos depositados no Ecocentro de Marinhais são efetivamente cumpridos, estão devidamente regulamentados e são ambientalmente adequados”.
Add new comment