You are here

Bloco defende suspensão da Linha de Alta Tensão em Barcelos

A passagem da Linha de Alta Tensão que está projetada pela REN para o concelho de Barcelos “é um problema gravíssimo”, afirmou o deputado bloquista Pedro Soares durante uma visita este sábado a alguns dos principais pontos que atravessa esta linha no município.
Pedro Soares com autarcas barcelenses que contestam a passagem da linha de alta tensão.

A iniciativa  foi conduzida por sete das perto de duas dezenas de presidentes de juntas de freguesias barcelenses que fazem parte de uma comissão de luta contra a instalação da Linha de Alta Tensão no concelho. Em causa está o “fortíssimo impacto deste projeto ao nível económico, ambiental e na saúde da população”, destacou Pedro Soares. O traçado atravessa zonas com forte aglomerado habitacional, como é o caso da freguesia de Perelhal.

No sentido de travar o avanço do atual traçado, Pedro Soares vai defender a “suspensão a implementação da Linha de Alta Tenção”, junto do Governo. “É desconhecido ainda o traçado final, pois os autarcas locais indicaram-nos que já foram apresentados três traçados alternativos”, explicou o bloquista. “Aquilo que a REN está a fazer é a baralhar e a tentar confundir as pessoas”, destacou o deputado.

O Bloco pedirá ainda ao Governo que avance com a devida regulamentação da lei 30/2010, que pretende precisamente obter o quadro legal que permita a implementação do quadro legal, isto de forma a proteger as populações e os territórios dos campos electromagnéticos produzidos por linhas de alta tensão. Pedro Soares refere que “esta lei existe e foi proposta pelo PSD, em 2010, mas nunca foi regulamentada, não tendo assim qualquer efeito prático”.

Termos relacionados Ambiente
(...)