You are here
Bloco defende que quem apoiou ocupação do Afeganistão “deve agora fazer o seu balanço”

Num comunicado do Secretariado do Bloco de Esquerda sobre a situação no Afeganistão, lê-se que o regresso dos talibãs “demonstra a enorme irresponsabilidade que foi a invasão e ocupação do Afeganistão pela NATO ao longo dos últimos vinte anos”.
O Bloco defende que “quem na altura apoiou esta invasão deve agora fazer o seu balanço”.
“Pela nossa parte, sempre a criticámos: a invasão ajudou à exaltação do terrorismo em largas partes do mundo e, como repetidamente se tem provado, nunca são invasores estrangeiros a impor a democracia num país”, refere a direção do partido.
O Bloco destaca ainda que “o mundo deve agora olhar para os problemas do povo afegão, submetido por um grupo de fanáticos religiosos, e procurar as formas de o apoiar sem acrescentar problemas e violência às suas enormes dificuldades”.
Os talibãs começaram este domingo a penetrar as defesas da capital afegã, Cabul, a última grande área urbana do país que permaneceu sob ténue controlo do governo, depois de capturarem a cidade oriental de Jalalabad.
O presidente afegão Ashraf Ghani já deixou o país e as forças internacionais estão a tentar retirar todo o seu pessoal do terreno.
O The Guardian avança que as forças internacionais já não controlam totalmente a segurança do aeroporto de Cabul, e que a embaixada norte-americana instruiu os cidadãos dos EUA a permanecerem onde estão e tentarem encontrar um lugar seguro para esperar.
Entretanto, os talibãs disseram à Reuters que assumiram o controlo do palácio presidencial do Afeganistão.
Comments
Afganistão-NATO
Não deixa de ser muito curioso que o BE critique a ocupação do Afganistão por parte da NATO, o que está certíssimo, vejam-se os resultados, mas nunca ponha em causa a própria aliança, o pacto militar mais agressivo do mundo e que apenas existe para consubstanciar e projectar o mais bélico imperialismo de sempre, o dos EUA.
Se se critica e bem as acções dessa aliança, como não atacar a origem dela mesma? As razões da sua existência (cada vez mais difíceis de explicar)????
Porque será????
Add new comment