You are here

Bloco de Esquerda denuncia poluição na Ribeira da Sertã

O Bloco considera que esta situação é extremamente grave e que urge atuar sobre a mesma para que a Ribeira volte ao seu estado normal. Por outro lado, é imperativo detetar a fonte da poluição e responsabilizar os seus autores.

No passado dia 20 de junho, uma comitiva distrital do Bloco de Esquerda de Castelo Branco dirigiu-se à vila da Sertã depois de denúncias feitas pela população local sobre o estado da Ribeira da Sertã e da Ribeira do Amioso.

As duas ribeiras, que atravessam a vila e são zonas naturais e de lazer, têm uma cor vermelha (cor do barro) bastante densa, sendo que, na Ribeira do Amioso, a comitiva bloquista deparou-se com vários pontos de espuma. Esta situação perdura há sensivelmente um mês.

A comissão coordenadora distrital do Bloco de Esquerda (CCDCB) considera que esta situação é extremamente grave e que urge atuar sobre a mesma para que a Ribeira volte ao seu estado normal. Por outro lado, é imperativo detetar a fonte da poluição e responsabilizar os seus autores.

Neste sentido, a CCDCB do Bloco de Esquerda avançou já com uma queixa ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) para averiguar o foco da poluição, pois considera que situações como a verificada na Sertã não se podem repetir e que é necessário defender o nosso património natural e não perpetuar o desrespeito e desprezo pelo mesmo e pelas populações.

No dia 23 de junho, foi a vez do deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República Carlos Matias visitar o local. Deparou-se com uma água, de ambas ribeiras, com a cor ainda mais densa.

Segundo o Bloco de Esquerda, esta situação é completamente insustentável, não se conseguindo perceber como é que as autoridades competentes ainda não tomaram medidas para resolver este grave problema que, para além de abranger um grande percurso das ribeiras, afeta a zona da Carvalha, um espaço central na vila da Sertã que conta com uma praia fluvial e vários comerciantes. 

Além de já ter questionado a Câmara Municipal da Sertã sobre a situação, o Bloco de Esquerda, através do seu Grupo Parlamentar, avançará com questões ao Governo através do Ministério do Ambiente.

Termos relacionados Ambiente
(...)