Bloco chama 10 entidades a discutir perfil do aluno no parlamento

29 de March 2017 - 12:03

Foto de Mário Cruz, Lusa

O grupo parlamentar do Bloco vai chamar 10 entidades “com pensamento estruturado na área da Educação” para abordar em particular o currículo escolar, no âmbito da discussão pública sobre o perfil do aluno, um documento de orientação para as competências adquiridas ao longo dos 12 anos de escolaridade.

No requerimento ontem apresentado, o Bloco considera que a importância do “Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória” foi reconhecida “dentro e fora da comunidade escolar por se tratar de um documento estruturante que pretende definir os compromissos da escola com a sociedade e os objetivos mais amplos da escolaridade obrigatória”.

“Por essa razão, o BE entende que, sem prejuízo do contributo das associações que representam as várias disciplinas e os seus respetivos docentes, o debate sobre o Perfil do Aluno na Assembleia da República não deve dispensar a perspetiva de outras entidades com pensamento estruturado na área da Educação e, nomeadamente, na área do currículo”, justificam.

Nas entidades a serem ouvidas estão a FENPROF, a FNE, a Associação de Professores de Geografia, a Associação de Professores de Matemática e a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente. Bem como o Concelho Nacional de Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, o Movimento Escola Moderna, o Observatório das Políticas de Educação, Formação e Ciência (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra), a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e a Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática são as outras entidades que o BE quer que sejam ouvidas em audição parlamentar