You are here

Bloco apresenta Andrzej Kowalski como candidato à Câmara de Leiria

Na passada segunda-feira foi apresentada a candidatura autárquica do Bloco no concelho de Leiria. O independente Andrzej Kowalski encabeça a lista à Câmara. Manuel Azenha é o candidato bloquista à Assembleia Municipal.

Durante a sua intervenção, o candidato independente que encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Leiria, Andrzej Kowalski, explicou as razões que o levaram a aceitar fazer parte desta candidatura.

“Em primeiro lugar, pela razão óbvia de ter sido convidado. Em segundo lugar, porque durante um processo de grande abertura, de discussão de múltiplos assuntos de cidadania, em áreas variadas, promovido pelo Bloco Esquerda e participado por um leque de cidadãos a quem nunca ninguém perguntou a filiação partidária, fui construindo inevitáveis cumplicidades e pontos de contacto com essas pessoas e também com o Bloco e com aqueles que lhe dão corpo”, afirmou Andrzej Kowalski.

O candidato sublinhou ainda que aceitou este desafio porque sentiu “necessidade de uma participação cívica ativa, para além das palavras, consubstanciada em atos concretos, em propostas de resolução exequíveis e que possam realmente trazer novos contributos para que se faça de Leiria, da cidade e do concelho, um sitio melhor para se viver”.

“Aceitei porque sei que a capacidade de refletir e propor novas soluções existe se formos capazes de manter e alargar essa abertura, este enquadramento de outros pontos de vista e esta mobilização de vontades em transformar”, acrescentou.

Segundo Andrzej Kowalski, “a preocupação e o esforço maior desta candidatura é conseguir, com toda a abertura, reunir pessoas de proveniências diversas”: “Pessoas que representem por si setores e grupos sociais a quem nunca, ou quase nunca, se dá a palavra, sem distorções ou apropriações indevidas: imigrantes, jovens, cidadãos anónimos que sofrem na pele os efeitos das decisões dos eleitos que, sempre ou quase sempre, lhes escapam, lhes fogem à supervisão e ao controlo”, avançou.

Esta candidatura “não é contra ninguém, ou melhor, é uma candidatura que é a favor de todas as propostas que se configuram a favor dos cidadãos e da cidade, de Leiria e dos seus territórios, das suas freguesias”, esclareceu o candidato.

“Uma candidatura que reconhece sem preconceitos que hoje se vive aqui melhor, se respira melhor, se cria melhor mas diz também que podemos e devemos fazer mais, podemos e devemos fazer melhor, podemos e devemos propor um futuro diferente daquele que nos propõem”, sinalizou.

“O homem, o cidadão ocupa todos os espaços das nossas preocupações, não os negócios, não o betão e o asfalto mas o homem, o cidadão”, frisou Andrzej Kowalski, defendendo que “é preciso portanto envolver as pessoas, torná-las vozes que se ouvem com atenção, forças capazes de contribuir para mudar, parceiros ativos. Parceiros ativos e produtivos, contribuintes com toda a sua imensa capacidade de trabalho, toda a sua criatividade e saber para resolver problemas, antecipar problemas e resolvê-los”.

Para o candidato, “tudo o que se pensa e faz nascer pela mão do município não pode deixar de ter as pessoas como horizonte. Sempre”. “E os cidadãos sabem bem o que querem quando o combate se faz em arena aberta, desimpedida de interesses desconhecidos, armadilhada de coisas que não se sabem nem se adivinham”, adiu.

A única promessa deixada pelo candidato bloquista é a de que “tentaremos construir uma alternativa sólida a uma ideia de direção do município como se fosse um corpo estranho ao respirar de Leiria, um corpo distante dos cidadãos e das suas preocupações”.

“Uma alternativa que faça do cidadão o centro do território e de todas as preocupações. Uma alternativa que faça tudo o que possa ser feito em benefício das pessoas e de um futuro melhor. Uma candidatura capaz de questionar, parafraseando uma frase bem conhecida: não apenas o que a cidade pode fazer por nós mas sobretudo o que é que nós podemos fazer pela cidade”, rematou.

Natural da Polónia, Andrej Kowalski emigrou para Portugal em 1976, instalando-se em Leiria. Licenciado em Filologia Polaca, com especialização em Teatrologia e Filmologia, considerou que, depois da revolução, “havia montes de coisas para fazer em Portugal”, e por cá ficou.

Ainda nos anos 70, como animador do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, organizou teatro, cinema e encontros de fotografia em todo o distrito de Leiria. Nos anos 80, criou também um grupo de teatro na Casa da Cultura e, depois, o Teatro Experimental de Leiria, bem como o Quatro Estações.

Encenador e cenógrafo de 43 espetáculos no Brasil, Croácia, Guiné-Bissau, Polónia e Portugal (Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa), Andrej Kowalski realizou também 21 documentários e filmes de ficção de curta-metragem e orientou vários cursos, workshops, ateliers de teatro e de vídeo na Alemanha, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Croácia, Polónia, Portugal.

Na Guiné - Bissau coordena o projeto: “Televisões Comunitárias”.

Andrej Kowalski é vice-diretor da Cena Lusófona e coordenador da Cena Lusófona para a Guiné-Bissau e dá atualmente aulas no ensino superior.

Aceda aqui à intervenção escrita e à biografia de Andrzej Kowalski.

Manuel Azenha é o candidato bloquista à Assembleia Municipal

Manuel Azenha, candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Leiria, destacou que “os Leirienses sabem o que podem esperar do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal”: “Podem contar com aquilo a que sempre os habituámos, uma intervenção forte na defesa dos seus interesses”, ou seja das “necessidades e aspirações das pessoas que habitam e vivem o Concelho”, vincou.

Manuel Azenha referiu que não podem contar com esta candidatura para pactuar com negócios que penalizem o ambiente e os interesses dos e das Leirienses.

Mas podem sempre sempre contar com os bloquistas para “promover a participação directa dos cidadãos nos destinos do Concelho”, garantiu o candidato, lembrando que o Bloco “foi o mentor do orçamento participativo, e defendê-lo-á até à exaustão”, ainda que o presente executivo “faça tudo para o tornar inoperante”.

“Com apenas um deputado o Bloco de Esquerda foi a voz da protecção do ambiente, promoveu a inclusão, a transparência, a mobilidade e cidadania”, apontou também Manuel Azenha.

“Porque há um prazo importante no final do mês que importa salientar”, o candidato adiantou que uma das bandeiras da candidatura “será o compromisso com o combate à precariedade”: “A Câmara Municipal de Leiria e os seus trabalhadores não podem ficar para trás, queremos um Município com precariedade zero, e como tal tudo faremos para que isso se concretize”.

Conforme informou Manuel Azenha, “o programa do Bloco está neste momento em discussão, em reuniões temáticas que permitem a participação de todos os interessados”, sendo que “é da participação pública que nascem as nossas propostas, essa sempre foi e continuará a ser a nossa forma de fazer politica”.

Manuel Azenha, nascido em Coimbra em 13/10/1974, tem ligações a Leiria desde 1981, data em que sua mãe para lá foi habitar.

Licenciado em Direito na Universidade Internacional, vive em Leiria desde 1999, onde, em 2000, iniciou estágio profissional com a Dra. Margarida Varela e Dr. Bento Machado, tendo no final do mesmo sido convidado para ficar a trabalhar com o Dr. Bento Machado.

Desde 2008 / 2009 trabalha na sociedade de Advogados Vitorino Vieira Pereira, Márcia Cardoso & Associados.

Manuel Azenha faz parte da Coordenadora Distrital de Leiria e da Mesa Nacional.

Aceda aqui à intervenção escrita e à biografia de Manuel Azenha.

 

Termos relacionados Autárquicas 2017, Política
(...)