Bloco apela à mobilização climática de 25 de setembro

O partido une-se a vários movimentos, coletivos e associações que voltarão a sair à rua pela construção de uma sociedade justa para todas e todos perante uma crise climática que não desacelera.
Greve Climática Estudantil em novembro de 2019.
Greve Climática Estudantil em novembro de 2019. Fotografia de Ana Feijão.

A Salvar o Clima, uma plataforma que reúne diversas organizações em torno da questão da emergência climática, convocou iniciativas de mobilização para dia 25 de setembro.

“Confrontados com aquele que irá ser o maior desafio do século e assistindo já às devastações causadas pelas alterações climáticas, juntamo-nos à onda global de mobilizações pela justiça climática. Viemos pedir a vossa participação para a próxima grande mobilização global, desta vez a 25 de setembro”, lê-se no manifesto de convocatória.

No manifesto, os ativistas lembram que “depois das mobilizações de 2019 e dos protestos online de 2020, continua a não se verificar uma resposta suficientemente ambiciosa face à ameaça iminente da crise climática”.

Dia 25 de Setembro, voltaremos às ruas e gritaremos em uníssono: Justiça Climática Já! Depois das mobilizações de...

Posted by Salvar O Clima on Wednesday, 26 August 2020

“A profunda crise climática não desacelera e as ondas de choque do Covid-19 agravam os impactos desta, expondo as fragilidades deste sistema e deixando milhares à beira do desemprego, da precariedade e da pobreza”, afirma a Salvar o Clima.

Os ativistas reivindicam medidas concretas “em áreas como a da transição justa, transportes, energia, floresta e educação, de forma a o país conseguir diminuir as emissões drasticamente e atingir a neutralidade carbónica no ano de 2030”.

Até ao momento estão previstas ações em Guimarães, Porto, Aveiro, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa, Montijo, Setúbal e Évora.

O manifesto de convocatória está ainda aberto a subscrições. Até ao momento assinaram a Academia Cidadã, A Coletiva, Art For Change, ATERRA, Bloco de Esquerda, Braga Animal Save, Braga Para Todos, Brigada Estudantil, Campanha Linha Vermelha, Circo de Sonho, ClimAção Centro, Climáximo, GAIA, Greve Climática Estudantil, LIVRE, Movimento Cívico Ar Puro, Núcleo Antifascista de Guimarães, Ocean Alive, Por Um Ribatejo Melhor, Quinta dos 7 Nomes, SOS Racismo, SOS Sado, S.T.O.P. – Sindicato de Todos os Professores e Teachers For Future.

Termos relacionados Política