You are here

Bloco Açores propõe criação de comissão científica para centro de investigação do mar

O Bloco de Esquerda vai propor a constituição de uma comissão científica que elabore um estudo e a planificação da implementação no terreno, de forma objetiva, de um futuro Centro de Investigação das Ciências do Mar na ilha do Faial.
Mesa do fórum organizado pelo Bloco de Esquerda Açores

O projeto de resolução foi anunciado ontem à tarde pela deputada Zuraida Soares, no âmbito do fórum organizado pelo Bloco de Esquerda Açores que juntou meia centena de pessoas – entre as quais muitos investigadores – para debater a importância deste investimento no Faial. Na iniciativa participaram também Marisa Matias e Luís Fazenda.

O objetivo da proposta é não só dar um primeiro passo para a concretização efetiva deste centro de investigação, mas também, garantir que a comunidade científica está envolvida no projeto desde o início do processo.

A implementação de um centro internacional de investigação relacionado com as ciências do mar é uma ideia defendida, de forma consistente, pelo Bloco de Esquerda há mais de dez anos. O Bloco entende que este investimento, que deve aproveitar a experiência do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, será uma alavanca para um novo paradigma de desenvolvimento económico para o Faial e para os Açores.

O fórum organizado pelo Bloco de Esquerda Açores juntou cerca de meia centena de pessoas

O fórum organizado pelo Bloco de Esquerda Açores juntou cerca de meia centena de pessoas

Todos estes anos depois, aparentemente todos os partidos consideram este investimento importante, incluindo o atual Governo da República. A deputada do Bloco de Esquerda lamenta, no entanto, que o primeiro-ministro tenha visitado ontem o DOP, mas não tenha manifestado qualquer intenção de avançar de forma concreta para um investimento nesta área.

Zuraida Soares frisa que está na hora de avançar definitivamente para este investimento: “Há uma consciencialização e uma mobilização da opinião pública em geral, e particularmente dos investigadores, que ficou patente ao longo do debate realizada esta tarde” e “existem fundos comunitários que podem ser alocados a este projeto”.

“Está na hora”, concluiu a deputada do Bloco.

Mais informação em acores.bloco.org

Termos relacionados Política
(...)