You are here

Blackstone limita retirada de dinheiro de fundo imobiliário

A corrida aos levantamentos de dinheiro fez com que o fundo de investimento quebrasse as suas regras da Blackstone Real Estate Income Trust e só deixasse sair as verbas de menos de metade dos pedidos efetuados em novembro. A maior parte destes pedidos vieram da Ásia.

A empresa de fundos especulativos Blackstone anunciou esta quinta-feira que limitou a retirada de dinheiro do seu fundo imobiliário, a Blackstone Real Estate Income Trust. Fê-lo na sequência de uma corrida aos levantamentos por parte dos investidores. Apenas 43% dos pedidos de levantamento feitos em novembro, no valor de 1,3 mil milhões de dólares, foram atendidos, esclareceu igualmente a empresa cujas ações caíram 8% em bolsa após tal ter sido conhecido.

Isto corresponde a uma alteração das regras do fundo segundo as quais os clientes poderiam resgatar até 2% dos ativos por mês com limite máximo de 5% por trimestre.

De acordo com fontes do Financial Times, cerca de 70% dos pedidos de reembolso vieram da Ásia com a “fraca prestação dos mercados e económicas asiáticas” a ser colocada com uma das explicações. O mesmo jornal indica que as pressões no setor também estão a crescer nos EUA devido à subida da inflação e das taxas de juro. E que “globalmente o clima no setor imobiliário piorou e alguns investidores de alto nível alertaram para a falta de financiamento em partes do setor”.

A Blackstone tinha anunciado anteriormente a venda da sua participação em dois casinos de Las Vegs, o MGM Grand Las Vegas e o Mandalay Bay Resort, no valor de 1,27 mil milhões de dólares.

O BREIT tinha-se valorizado 9% este ano por causa do aumento de rendas dos seus imóveis e do pagamento de dividendos mas os pedidos de reembolso dos investimentos estão a “preocupar os analistas” escreve-se no jornal liberal conservador. Analistas da JP Morgan por ele citados dizem que parte do “fascínio pelo BREIT tinha sido a sua disponibilidade de liquidez mensal”. Com este novo quadro os investidores pensarão duas vezes antes de aí colocar o seu dinheiro e “mais investidores” atuais serão levados “a pedir mais do seu dinheiro de volta”.

Termos relacionados Internacional
(...)