You are here

Bilbao: Milhares manifestam-se contra a dispersão de presos da ETA

Milhares manifestaram-se este sábado em Bilbao para exigir o fim da dispersão dos presos da ETA e a libertação dos que se encontram gravemente doentes.
A política de vergonha do Governo de Rajoy foi contestada por milhares nas ruas de Bilbao. Imagem retirada do video do jornal eldiario.
A política de vergonha do Governo de Rajoy foi contestada por milhares nas ruas de Bilbao. Imagem retirada do video do jornal eldiario.

A manifestação procurou dar visibilidade a esta questão considerada pelos organizadores, como a Plataforma Sare (RED), como um exemplo da “política de vergonha” levada a cabo pelo Governo do Partido Popular (PP) liderado por Mariano Rajoy.

O jornal espanhol "Público" escreve que “a Plataforma apresentou um documento onde refere que apesar do fim da violência da ETA, o executivo de Rajoy e, embora em menor escala, o Presidente francês, François Hollande, mantêm a maioria dos presos dispersos por várias prisões e longe dos seus lugares de residência.”

Os números não deixam dúvidas, porquanto dos 351 presos que atualmente estão integrados Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK), apenas dois estão em estabelecimentos situados no País Basco, refere o jornal, adiantando que "todos seguiram os procedimentos legais para cumprir as suas penas em estabelecimentos próximos das suas áreas de residência".

Apesar desta situação, as autoridades responsáveis pelos serviços prisionais que dependem diretamente do Governo indeferiram todos os pedidos, refere o jornal.

Perante esta situação, os familiares dos presos da ETA e de outras organizações de esquerda basca juntaram-se na manifestação levando um lenço branco que simboliza as reivindicações da Etxerat - “A Casa” - , a associação onde estão agrupados.

“Não pedimos nada que não esteja na lei espanhola"

Ao jornal espanhol, o porta-voz da Etxerat, Urtzi Errazkin disse que “este é o único fim de semana do ano em que os nossos familiares não recebem visitas, porque hoje estamos  aqui, em Bilbao, para obter o apoio e a solidariedade dos cidadãos bascos”.

Durante o percurso da manifestação que percorreu várias ruas da cidade, os familiares dos presos foram aplaudidos e ouviram-se palavras de ordem favoráveis à adoção de uma política que transfira os presos para as suas zonas de residência para estarem mais próximos dos seus familiares. Para os detidos que se encontram doentes foi pedida a sua libertação.

Gentzane Callejo, familiar de um preso que sofre de espondilite anquilosante e que se encontra numa prisão a 500 quilómetros do local onde residem os seus familiares afirmou que “não pedimos nada que não esteja na lei espanhola".

Refira-se que Gentzane Callejo integrou uma delegação que na passada quarta-feira esteve no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para denunciar junto de eurodeputados a atitude do governo espanhol que persiste em adiar a resolução desta situação que penaliza significativamente não só os presos como as suas famílias.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)