You are here

Bienal de Ilustração de Guimarães premeia Sebastião Peixoto

O artista Sebastião Peixoto recebeu o grande prémio da 3ª Bienal de Ilustração de Guimarães. O prémio revelação foi entregue a Eva Evita e o prémio carreira distinguiu Cristina Reis. A Bienal decorre até 31 de dezembro.
Bienal de Ilustração de Guimarães premeia Sebastião Peixoto. Fotografia: Reprodução de Facebook de Sebastião Peixoto

Nascido em 1972, Sebastião Peixoto é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A sua obra encontra-se publicada em várias revistas, jornais e livros. 

Sebastião Peixoto é o terceiro vencedor desta Bienal, sucedendo a João Fazenda (2017) e a André Letria (2019).

O prémio revelação foi entregue à arquiteta e ilustradora Eva Evita e o prémio carreira foi atribuído a Cristina Reis, cenógrafa, figurinista, designer e encenadora no Teatro da Cornucópia.

No âmbito da 3ª Bienal de Ilustração de Guimarães são várias as exposições que estarão patentes na cidade. Assim, a obra de Sebastião Peixoto encontra-se no Palácio Vila Flor, conjuntamente com os mais de sessenta artistas selecionados para esta Bienal. 

O Centro Internacional de Artes José de Guimarães recebe a obra de Cristina Reis. O edifício-sede da Sociedade Martins Sarmento vai receber uma exposição, bem como o Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura, onde estará patente a exposição “Condições Adversas”, de André Letria.

O programa da bienal inclui também um ciclo de palestras, intitulado A teia da ilustração, a ter lugar na ‘black box’ do Centro Internacional de Artes José de Guimarães.

No dia 26 de novembro, a jornalista Sara Figueiredo Costa reflete sobre os diálogos entre texto e imagem, a partir da obra das autoras Maria João Worm e Isabel Baraona. No dia 10 de dezembro o investigador João Ramalho Santos, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, fala sobre a relação entre ciência e arte. Por fim, no dia 11 de dezembro, Sérgio Godinho orienta a conversa “As tantas ilustrações”, onde vai falar das suas incursões por este campo artístico.

Termos relacionados Cultura
(...)