You are here

Bicicletas estão a convencer os europeus

A venda de bicicletas tem aumentado consideravelmente em países como o Reino Unido, Itália e França, onde existe financiamento até 500 euros para adquirir uma bicicleta elétrica. Bloco já desafiou Governo a incentivar mobilidade ativa no pós-pandemia.
Bicicletas
Foto de Zulio | Flickr

Segundo notícia da Euronews, a venda de bicicletas tem aumentado em toda a Europa devido ao medo das pessoas em andar em transportes públicos por causa da pandemia da covid-19. No Reino Unido foram gastos 67 milhões de euros na aquisição de novas bicicletas e em Itália foi criado o programa “Estrada aberta”, com novas vias para os ciclistas: em Roma foram criados 150 quilómetros de ciclovias.

Em França, o governo criou uma linha de apoio de 50 euros para a reparação de bicicletas antigas e até 500 euros para quem quiser comprar uma bicicleta elétrica.

O Bloco já apresentou no Parlamento uma proposta que recomenda ao Governo a criação de incentivos aos modos ativos de transporte, como o caminhar e o recurso às bicicletas no espaço urbano dos municípios portugueses. Em declarações ao esquerda.net, o deputado do Bloco Nélson Peralta sublinhou que “o espaço público não está preparado para o distanciamento físico e as cidades continuam a priorizar o automóvel”. Por isso é necessário olhar para as “medidas que estão a ser implementadas por todo o mundo, algumas temporárias e que podem ser implementadas desde já, mas há outras que podem ser desde já planeadas e que irão permitir o melhoramento da qualidade do ar e da mobilidade nas zonas urbanas”. 

O Bloco exigiu também que se cumpra a disposição aprovada no Orçamento de Estado para 2020, proposta por este partido, e que garante uma verba de 250 mil euros para garantir a intermodalidade entre o modo ciclável e os vários meios de transporte público, nomeadamente nos barcos, comboios, metro e autocarros.

Termos relacionados Covid-19, Internacional
(...)