You are here

Bicicletas chegam à Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai disponibilizar à comunidade académica 100 bicicletas elétricas para promover a mobilidade urbana sustentável dando igualmente o seu contributo para melhorar a qualidade ambiental.

Aquela instituição de ensino superior, refere que é uma das 15 instituições de ensino superior que viram aprovadas as respetivas candidaturas ao programa "U-Bike", que é financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Poseur).

"A aprovação da operação UBI permite o financiamento para aquisição inicial de cem bicicletas elétricas e construção de docas junto aos polos da universidade, com capacidade para o carregamento de grande parte das bicicletas", refere uma nota de imprensa citada pela Lusa.

Esta iniciativa implicará também a instalação de locais de estacionamento em todas as faculdades.

A UBI sublinha que a implementação deste protejo na Covilhã tem "uma relevância acrescida pela orografia e expansão fragmentada da cidade".

Alterar comportamentos

O projeto, que entra em execução este mês prolongando-se até setembro de 2018, visa "alterar comportamentos relativos às opções de mobilidade na comunidade académica, através da promoção de uma mobilidade ciclável", e pretende ainda “contribuir para a adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis, em detrimento do uso do transporte individual motorizado", adianta a nota daquela universidade.

No âmbito desta iniciativa, serão adquiridas a nível nacional 3.234 bicicletas, 2.096 elétricas e 1.138 convencionais, com o objetivo de, até ao ano de 2018, serem percorridos mais de 2.412.141 quilómetros e economizadas 166,34 toneladas equivalentes de petróleo.

Termos relacionados Sociedade
(...)