You are here

Autoeuropa: Bloco repudia imposição de horário de trabalho

Bloco de Esquerda manifesta solidariedade com trabalhadores da Autoeuropa, repudia a “imposição” e as ameaças da administração da empresa e considera “lamentável que o Governo tenha escolhido alinhar pelos interesses da administração”.
Bloco de Esquerda manifesta solidariedade com trabalhadores da Autoeuropa
Bloco de Esquerda manifesta solidariedade com trabalhadores da Autoeuropa

Em comunicado da sua coordenadora distrital de Setúbal, o Bloco de Esquerda solidariza-se “com os trabalhadores da Autoeuropa e com a sua luta pelo direito à conciliação entre o trabalho e a vida familiar”. O partido apela ainda à “luta dos trabalhadores contra as gritantes injustiças do Código de Trabalho que agora estão a ser impostas na Autoeuropa”.

No documento, refere-se a importância da fábrica para o país e para o distrito e salienta-se que, “ao longo dos anos”, “o 'modelo alemão' adotado pela Autoeuropa permitiu aos representantes dos trabalhadores negociar acordos com a empresa e, de forma inédita, submetê-los a referendos com a participação de todos os trabalhadores”.

Face aos “dois prė-acordos assinados entre as Comissões de Trabalhadores, em que participavam também dirigentes sindicais, e a administração” e que foram rejeitados pelos trabalhadores em referendo, o Bloco de Esquerda “repudia a imposição de um horário de trabalho em desrespeito pela negociação e pela vontade expressa dos trabalhadores da Autoeuropa”.

O documento rejeita também a ameaça de deslocalização da produção, “que apenas pretende chantagear os trabalhadores para aceitarem piores condições de trabalho”.

O Bloco denuncia ainda que a administração da Autoeuropa recorreu a um “Código de Trabalho injusto para impor unilateralmente os termos da laboração contínua na fábrica” e critica o Governo por ter “escolhido alinhar pelos interesses da administração, sobretudo tendo em conta os apoios públicos que o país já deu à Autoeuropa”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)