You are here

Aumento suspeito do preço da eletricidade sob investigação

O regulador da energia está a investigar as razões que levaram os preços no mercado ibérico da eletricidade a disparar 80% em janeiro.
Foto Rodrigo Denúbila/Flickr

O secretário de Estado Jorge Seguro Sanches disse esta quinta-feira aos deputados que mandou averiguar o aumento do preço da eletricidade no mercado ibérico de energia (MIBEL). A 1 de janeiro, esse preço estava fixado em 51 euros por Megawatt-hora. Mas no dia 25 de janeiro disparou para os 92 euros, um aumento de cerca 80%, sem razões que aparentemente o justifiquem.

Citado pelo Correio da Manhã, o governante reconheceu no parlamanero que “nos últimos dias, em que não houve vento e choveu pouco em Portugal, houve um aumento muito grande” do preço da energia, pelo que solicitou à Entidade Reguladora do Setor Energético uma averiguação acerca da formação do preço e “propostas de medidas que possam contrariar esse efeito”.

A variação do preço da eletricidade no MIBEL não se reflete de imediato na fatura paga pelos consumidores, mas se a tendência for de subida, ela refletir-se-á na fatura mais tarde. Tal como já fez o governo espanhol, Seguro Sanches também já pediu ao regulador da concorrência para investigar a formação dos preços da energia.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)