You are here

Ativistas do Bloco ilegalmente detidas no Porto

Esta quinta-feira, cinco bloquistas foram abordadas quando pintavam um mural alusivo ao dia internacional da mulher, no qual se lê: “Gostamos de flores, mas queremos direitos”. As ativistas foram detidas e conduzidas à esquadra da Ribeira por agentes da PSP, onde permaneceram por duas horas.

Numa nota publicada na sua página de facebook, o Bloco de Esquerda do distrito do Porto esclarece que “no dia 10 de março, as e os jovens do Bloco de Esquerda do Porto assinalaram o dia internacional da mulher com um mural na Rua 5 de outubro, no Porto, utilizando para tal o muro de uma casa abandonada”.

“A inscrição lembra o dia de luta pelos direitos das mulheres numa sociedade desigual e patriarcal: 'Gostamos de flores, mas queremos direitos', frase dita pela Marisa Matias no dia internacional da mulher”, lê-se no texto.

“Durante este ato político, as militantes e o artista do Bloco (4 pessoas) foram abordadas, identificadas, detidas e conduzidos à esquadra da Ribeira por agentes da PSP, onde permaneceram por duas horas”, referem os bloquistas, lembrando que “a pintura de murais políticos está enquadrada por legislação própria, não constituindo qualquer crime ou motivo para detenção”.

Segundo defendem, “sem qualquer queixa formalizada ou atitude que o justifique, a ação da PSP constitui um abuso de autoridade e uma intimidação gratuita”, pelo que já apresentaram “uma queixa às autoridades competentes”.

“A pintura de murais políticos na cidade do Porto continuará a ter lugar”.

Termos relacionados Política
Comentários (1)