You are here

Ataque com faca provoca três mortos em basílica de Nice

Um homem com uma faca matou três pessoas na basílica francesa de Notre-Dame, em Nice. O agressor decapitou uma das vítimas e gritou "Allahu Akbar" ("Deus é Grande") após o ataque. Em seguida foi preso pela polícia. A França anunciou, entretanto, dois outros ataques a instalações do país.
Polícias franceses junto à igreja de Notre Dame em Nice, França, em 29 de outubro de 2020, após um ataque com faca – Foto de Sebastien Nogier/Epa/Lusa
Polícias franceses junto à igreja de Notre Dame em Nice, França, em 29 de outubro de 2020, após um ataque com faca – Foto de Sebastien Nogier/Epa/Lusa

Segundo a AFP, o ataque ocorreu às 9h locais (8h de Lisboa), um homem e uma mulher morreram na igreja e uma terceira morreu perto de um bar, onde se tinha refugiado. A unidade antiterrorista do Ministério Público francês abriu uma investigação ao caso. De momento, não há qualquer confirmação de que o ato tenha alguma ligação ao Daesh.

O presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi escreveu na rede social Twitter: "Estou no local com a polícia, que prendeu o autor do ataque. Confirmo que tudo aponta para um ataque terrorista na Basílica de Notre-Dame de Nice".

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, anunciou uma "reunião de crise" com a participação do Presidente e do primeiro-ministro. A Assembleia Nacional fez, esta manhã um minuto de silêncio em memória das vítimas.

Este ataque em França surge duas semanas após o país ter ficado horrorizado com o homicídio de Samuel Paty, um professor que foi decapitado por um extremista islâmico, depois de ter mostrado, em aula, caricaturas do profeta Maomé.

Em Nice ocorreu um grande ataque terrorista em 2016, no feriado nacional de 14 de julho, em que morreram 86 pessoas.

Ataque em Avignon e em Jeddah

A polícia francesa anunciou que um homem tentou ferir várias pessoas em Avignon, duas horas depois do ataque em Nice, e foi morto pela polícia. O homem terá gritado "Allah Akbar".

A embaixada de França na Arábia Saudita divulgou que um homem foi preso, ao tentar atacar com uma faca um segurança no consulado francês em Jeddah. Em comunicado de imprensa, a embaixada explica: “O Consulado Geral da França em Jeddah foi alvo, esta manhã, de um ataque com faca que visou um segurança, funcionário de uma empresa de segurança. O agressor foi detido pela polícia saudita imediatamente após o ataque. O segurança foi transferido para o hospital e a sua vida não está em perigo.”

Notícia em atualização

Termos relacionados Internacional
(...)