You are here

Associações de pais lançam campanha para garantir internet a todos os alunos

Associações de Portela e Moscavide criaram crowdfunding para permitir que 80 alunos sem equipamento acompanhem as aulas. Presidente da associação sublinha que “para além das aulas, este meio permite estreitar o contacto social”.
Ensino à distância para todos na Portela e Moscavide
Ensino à distância para todos na Portela e Moscavide

O agrupamento de escolas de Portela e Moscavide, no concelho de Loures, é composto por cinco escolas e cerca de 2.550 alunos. Cerca de 10% dos alunos não têm acesso a computador e 3% não têm acesso a qualquer meio, nem à internet,

As associações de pais e encarregados da educação decidiram então lançar um crowdfunding para angariar os meios necessários, para não deixar nenhum aluno nem aluna para trás. A campanha está disponível em: https://ppl.pt/causas/ensino?fbclid=IwAR2sbCVyFA0410P6lxpk6fz5E7i3ohC1Ajum0EuXjP_wr-eoUPoJRExONcQ

Segundo as associações, são necessários 12 mil euros para garantir equipamentos e acesso à internet, de forma a que todos os alunos e alunas possam seguir as aulas e atividades letivas à distância durante o terceiro período. Os equipamentos serão doados ao agrupamento de escolas, que os emprestará aos alunos necessitados.

Carla Travessa, presidente da associação de pais e encarregados de educação da Escola Secundária da Portela afirma: “Como associações de pais não nos podemos resignar, queremos que todos tenham acesso aos meios indispensáveis para acompanhar a matéria e contribuir para que o ano letivo se conclua da melhor maneira possível”.

“Acreditamos que é possível, dentro da nossa comunidade, conseguir ajuda para que, pelo menos, os cerca de 80 alunos - 3% - tenham acesso a um smartphone e Internet que lhes permita assistir às aulas à distância, mantendo o contacto com os professores e colegas”, acrescenta a presidente da associação.

Carla Travessa sublinha ainda que “para além das aulas, este meio permite estreitar o contacto social, fundamental em famílias mais vulneráveis, e ainda mais importante numa altura como a que estamos a viver”.

Esta iniciativa da associação de pais tem o apoio do Movimento Escolas Sem Amianto (MESA), do qual o agrupamento de escolas foi fundador.

 

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)