Associação José Afonso quer sensibilizar jovens para a defesa dos direitos humanos

Sensibilizar os jovens para a defesa dos direitos humanos é o objetivo do projeto “Canto Moço - os direitos humanos na voz de José Afonso", lançado esta quarta-feira em Setúbal pela Associação José Afonso.
A Associação José Afonso lança o projeto “Canto Moço - os direitos humanos na voz de José Afonso" – foto aja.pt

Em declarações à agência Lusa, Helena Carmo, da Associação José Afonso, salienta que o projeto passa por “trabalhar com os jovens nas escolas, mas também com o movimento associativo, sensibilizando para a importância da defesa dos direitos humanos, a partir das canções de José Afonso”.

Recordando que 'Canto Moço' é uma canção de Zeca Afonso, Helena Carmo explica que o projeto é dirigido a alunos "fundamentalmente no terceiro ciclo do ensino básico, na disciplina de Cidadania, no sentido de que eles valorizem, que eles implementem e que eles olhem a necessidade de salvaguarda dos direitos humanos, de defesa dos direitos humanos”.

Canto Moço é uma canção do LP “Traz outro amigo também”, lançado em 1970 e que pode ouvir clicando abaixo:

Helena Carmo conta que o projeto prevê o desenvolvimento de “uma aplicação informática, um jogo didático, que possa ser utilizado pelos jovens, para pensarem sobre os direitos humanos e para se transformarem eles próprios em sujeitos da defesa dos direitos humanos, a partir dessa interligação com as canções de José Afonso”.

“A Associação José Afonso nasceu logo a seguir à morte de José Afonso, já lá vão mais de 30 anos, e há uma preocupação que se tem mantido ao longo do tempo, que é conseguirmos levar aos mais jovens, que não conheceram José Afonso, a sua obra”, recordou Helena Carmo.

O projeto tem o valor global de 90 mil euros e a duração de 26 meses, está incluído no Programa Cidadãos Ativos, que é gerido pela Fundação Gulbenkian, e financiado por três países do norte da Europa.

A associação tem parceria institucional com a Câmara Municipal de Setúbal no projeto Canto Moço e terá como parceiros associativos a Associação Moinho da Juventude e a Associação SOS Racismo.

Termos relacionados Cultura