Associação Académica de Lisboa quer suspensão das propinas

Estudantes querem evitar também a posterior cobrança de juros. A suspensão do pagamento das propinas é uma das propostas do Bloco de Esquerda, à semelhança do pagamento do alojamento em residências universitárias, recentemente chumbadas no Parlamento.
Associação Académica de Lisboa quer suspensão das propinas
Fotografia de Paulete Matos.

A Associação Académica de Lisboa divulgou um comunicado no qual propõe a suspensão da cobrança de propinas durante o período da pandemia da Covid-19.

“Devido à crise que todo o País está a atravessar torna-se demasiado complicado, ou mesmo impossível o pagamento de propinas para alguns alunos. Esta crise também afeta o normal funcionamento da vida de muitos agregados familiares, nomeadamente nas questões de carácter financeiro”, começa por declarar o comunicado divulgado no passado domingo, que destacou também a ausência de aulas presenciais no ensino superior.

A suspensão da cobrança estaria, de acordo com a proposta, em vigor enquanto a pandemia ocorrer, sendo posteriormente liquidada sem qualquer cobrança de juros.

“Propusemos, também, que sejam criados planos de pagamento para os estudantes que assim o solicitarem, para que ninguém seja obrigado a pagar diretamente todo o valor remanescente de uma só vez”, explicam.

“Recomendamos que os planos tenham especial atenção para os estudantes que continuarão os seus estudos, no próximo semestre, para impedir que sejam obrigados a pagar 2 propinas na mesma altura, pagando assim a propina em falta de forma gradual”, conclui o comunicado.

Esta proposta da Associação Académica de Lisboa vai ao encontro daquilo que o Bloco de Esquerda defendeu para o ensino superior em tempos de pandemia do novo coronavírus. Na passada semana o partido apresentou um conjunto de medidas para o ensino superior e investigação científica, chumbadas com os votos contra do PS, PSD, Iniciativa Liberal, CDS e Chega. Entre elas constava a suspensão imediata das propinas, bem como a suspensão do pagamento do alojamento em residência universitária.

Além disso, o Bloco de Esquerda tinha proposto ao Governo o regulamento do ensino à distância para todas as instituições, bem como a garantia do material informático e instrumentos necessários para os estudantes com menores recursos financeiros.

Termos relacionados Sociedade