You are here

Arrendamentos: PS junta-se à direita

Após ter negociado à esquerda, o PS juntou-se ao PSD para promover os contratos de arrendamento de curta duração e sem limite de rendas com borlas fiscais progressivas.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

Esta terça-feira, após um processo em que o Bloco conseguiu garantir uma moratória aos despejos, o aprofundamento do direito de preferência e a punição do assédio imobiliário, a proteção concedida pela moratória manteve-se com a aprovação das alterações ao NRAU.

Contudo, no que diz respeito à taxa liberatória, o PS juntou-se ao PSD, “pondo em causa todo o trabalho feito pela esquerda”, de acordo com Maria Manuel Rola, deputada do Bloco.

“O PS cede em toda a linha e permite que agora existam contratos entre 2 a 5 anos com baixa de dois pontos percentuais, e igual baixa a cada renovação por período igual, até ao limite de 14%”, afirmou a deputada.

Com isto, na prática, promovem-se os contratos de curta duração e sem limite de renda com borlas fiscais progressivas.

Por sua vez, a renda acessível isenta os senhorios de pagamento de IRS mas limita a renda a 80% do valor de mercado e obriga a um período mínimo de disponibilização do locado para a renda acessível. A “renda acessível” também sai prejudicada “neste encosto do PS à direita”.

“Não é preciso fazer muitas contas para se perceber que os contratos futuros terão duração de 2 anos, provocando pressão ainda maior para que os antigos cessem”, afirma a deputada do Bloco de Esquerda.

 

Termos relacionados Política
(...)