You are here

Antigos trabalhadores da ENU confiantes numa solução justa

O presidente da Associação dos ex-trabalhadores das Minas de Urânio, António Minhoto, admitiu que foi dado um “passo de gigante" para a atribuição de indemnizações.
Foto de Hugo Teixeira/Lusa (arquivo)

O Bloco, PCP e os Os Verdes levaram hoje ao parlamento três projetos de lei, que baixaram à Comissão de Trabalho e Segurança Social, "na tentativa de encontrarem uma solução justa para o problema dos antigos mineiros".

Os antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU), que teve a sua sede na Urgeiriça, no concelho de Nelas, lutam há vários anos para que lhes sejam pagas indemnizações devido à exposição à radioatividade a que estiveram sujeitos.

Na sequência desta iniciativa, António Minhoto afirmou que"o caminho faz-se caminhando e foi dado um passo de gigante na Assembleia da República”, tendo acrescentado que “o dia de hoje representa um grande avanço na luta dos trabalhadores, na defesa da dignidade e da justiça".

"Esta foi uma decisão política para todos os partidos encontrarem uma solução comum. Estamos convictos de que estamos na reta final de uma luta de muitos anos: foi uma grande jornada em direção a uma decisão histórica", sublinhou ainda o presidente daquela associação.

Decisão "histórica"

"Com este entendimento de baixar a comissão especializada, referiu, vão começar a trabalhar numa resolução única. Acreditamos que estão reunidos todos os ingredientes para uma decisão histórica".

"Finalmente vemos luz ao fundo do túnel. Foi com grande satisfação que antigos trabalhadores da ENU e familiares assistiram a esta jornada nas galerias da Assembleia da República, de onde saem confiantes de que finalmente vai ser feita justiça", concluiu.

António Minhoto informou ainda que "está agendada para a próxima quinta-feira uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde e da Segurança Social, para se começarem a elaborar e apresentar propostas".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)