You are here

Antártida atinge recorde de calor, Ártico com 30 graus acima da média

As ondas de calor nos dois polos estão a alarmar os cientistas. Este fim de semana a média de temperaturas nalguns locais da Antártida foi de 40 graus acima da média.
Nordeste da península Antártida em 2018. Imagem NASA. Publicada por Rawpixel/Flickr

Uma vaga de calor sem precedentes nesta altura do ano atingiu a camada de gelo da parte oriental da Antártida, com os termómetros da estação Concordia a registarem uma temperatura de -12,2°C, ou seja, 40°C acima do normal.  Também a estação de Vostok, que em 1983 registou a temperatura mais baixa do planeta (-89,2°C), no fim de semana assistiu a temperaturas de -17,7°C, bem acima dos -53°C que são a média para o mês de março.

Mas ao mesmo tempo, as estações no Ártico também estão a registar temperaturas 30°C acima da média. Os cientistas do National Snow and Ice Data Center de Boulder, no Colorado, citados pela Associated Press, explicam as razões do espanto: "Estas são estações opostas. Não se vê o norte e o sul derreterem ao mesmo tempo”. O que é normal nesta altura do ano é o arrefecimento rápido da Antártida ao terminar o seu verão e a lenta subida de temperatura no Ártico com os dias mais longos.

Para o diretor do Earth System Science Centre da Pennsylvania State University, ”o aquecimento do Ártico e da Antártida é motivo de preocupação, e o aumento de eventos climáticos extremos - dos quais estes são um exemplo - é também motivo de preocupação". Michael Mann acrescentou ao Guardian que os modelos científicos “têm feito um bom trabalho ao projetar o aquecimento global, mas temos argumentado que os eventos extremos estão a exceder as projeções dos modelos. Estes eventos levam à urgência de ação”, conclui.

Para outro académico especialista em alterações climáticas da University College London, Mark Maslin, estas temperaturas recorde no Ártico são a prova de que “entrámos numa nova fase extrema de alterações do clima muito antes do que esperávamos".

Termos relacionados Ambiente
(...)