You are here

Ano recorde de vítimas palestinianas

Segundo a ONU, 2018 foi um ano recorde de mortes e feridos nos territórios ocupados por Israel. Quase 300 palestinianos morreram e mais de 29.000 ficaram feridos.
Foto de rpb1001/Flickr

É o número de vítimas fatais “mais alto num único ano” desde a guerra em Gaza em 2014. E o número de feridos “é o mais alto desde que começou a ser documentado pelo Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários (OCHA) em 2005” revela esta instituição.

O OCHA esclarece que 180 das 295 mortes ocorreram “no âmbito dos protestos designados de “marcha do retorno”, contra o bloqueio israelita e para exigir o regresso dos refugiados palestinianos que fugiram ou foram expulsos aquando da criação de Israel em 1948.”

Os palestinianos têm-se manifestado desde o final de março na Faixa de Gaza, junto à barreira de segurança que separa o território israelita do enclave palestiniano, alvo de bloqueio há mais de uma década.

Em 2018, foram mortos por palestinianos 14 israelitas e pelo menos 137 foram feridos. E houve 265 incidentes de sentido contrário em que israelitas “mataram, feriram ou ainda danificaram propriedades palestinianas, em colonatos”, o que corresponde a uma subida de 69% em relação ao ano passado.

Termos relacionados Internacional
(...)