You are here

Ana Benavente declara apoio a Marisa Matias

A ex-Secretária de Estado dos governos de António Guterres declarou que o seu apoio nas eleições presidenciais vai “evidentemente” para Marisa Matias, porque “quem nunca se preocupou com as políticas públicas da Educação de Qualidade para Todos não terá o meu voto”.

Foi num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no jornal Público, que a ex-Secretária de Estado da Educação assumiu que, dia 24, o seu voto vai para Marisa Matias, realçando a luta desta na área da educação.

Ana Benavente é socióloga, foi deputada eleita pelo PS, entre 1995 e 2005, tendo assumido as funções de Secretária de Estado de Educação durante os dois governos de António Guterres. Passou pela UNESCO, pela OCDE e conduziu projetos de investigação e vários estudos sobre exclusão escolar, tendo ainda coordenado o primeiro Estudo Nacional de Literacia.

A ex-dirigente socialista criticou, no seu artigo, a existência de exames no ensino básico, afirmando que estes “são o modo mais pobre de avaliação das aprendizagens, mais seletivo, o que mais desvaloriza o trabalho dos professores, o que sufoca qualquer inovação na escola, o que faz os alunos correrem atrás do tempo, confundindo memória com inteligência”, além de excluírem “quem vem dos meios sociais mais pobres e das culturas não eruditas”.

Para a socióloga essa é uma das razões, “não a única”, para apoiar a candidata presidencial Marisa Matias, que tem vindo a defender uma escola universal, de qualidade e inclusiva.

Termos relacionados Marisa 2016, Política
(...)