Ambientalistas denunciam descarga poluente no Alviela

07 de September 2021 - 11:31

A Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela acusa as agropecuárias intensivas pela poluição que se fez sentir na noite de sábado em Pernes. Uma “nova agressão ambiental” de empresas “que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas”.

PARTILHAR
Um outro episódio de poluição no Alviela denunciado pela CLAPA em março de 2021.
Um outro episódio de poluição no Alviela denunciado pela CLAPA em março de 2021.

A Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela (CLAPA), denunciou através de um comunicado publicado nas redes sociais que, na noite de sábado, houve uma descarga poluente no rio Alviela. Segundo a associação ambientalista, “em diversos locais da freguesia de Pernes, num raio de ação de cerca de dois quilómetros, abrangendo toda a zona ribeirinha, o espaço central, desde as zonas mais altas até ao Alto da Chainça que entronca com a estrada que vai para Arneiro das Milhariças, o perfume nauseabundo das agropecuárias intensivas, pertencentes ao grupo económico Valsabor, invadiu as habitações e incomodou sobremaneira as pessoas que ali residem”.

A CLAPA considera tratar-se de uma “nova agressão ambiental” de agropecuárias “que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas”. Em causa está também a destruição da biodiversidade do corredor do rio Alviela.

Os ambientalistas exigem a criação de um quadro de guarda-rios “que assegure a defesa, a vigilância, a manutenção e a conservação durante todos os dias do ano”, a realização de análises regulares à água do rio Alviela nos diversos pontos “onde costumam acontecer estes incidentes de poluição e a respetiva divulgação pública”, a monitorização da água, do ar e dos solos que confinam com o rio Alviela e a “instalação de Gabinetes de trabalho de diversos organismos dos ministérios do Ambiente, da Agricultura, da Administração Interna, da Saúde, junto ao rio Alviela” porque, alegam, “quem decide sobre o Alviela deve estar sediado junto ao Alviela”.

Pretendem ainda que o Plano de Recuperação e Resiliência seja utilizado “para libertar todo o rio Alviela da Poluição”.