You are here

Ambientalistas acusam Governo de impedir "avaliação séria" sobre novo aeroporto

Oito associações denunciam que a avaliação ambiental estratégica sobre o novo aeroporto foi limitada no seu âmbito e excluiu o caminho de ferro da solução final.
Uma avaliação séria deve ser "coordenada e acompanhada permanentemente por uma comissão de especialistas de áreas diversas".
Uma avaliação séria deve ser "coordenada e acompanhada permanentemente por uma comissão de especialistas de áreas diversas". Foto de Nicky Boogaard, via flickr.

Em causa está o mandato dado ao Instituto da Mobilidade e Transportes que, segundo oito associações ambientalistas portuguesas, vem continuar "erros anteriores" e desperdiça a oportunidade para "consensos alargados sobre um projeto de âmbito nacional e estratégico".

O estudo para o qual o IMT lançou concurso público destina-se a "comparar apenas três soluções, o que inquina o processo e lhe retira o carácter" de avaliação ambiental estratégica, criticam.

Serão avaliadas duas soluções para a construção do novo aeroporto no Montijo, algo que as associações ambientais consideram inviável na avaliação de impacte ambiental, uma opinião reforçada pela sentença que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada emitiu.

Para as associações que subscrevem o comunicado (ZERO, ANP/WWF, FAPAS, Geota, LPN, Quercus, SPEA e SPECO), o executivo não tem "visão estratégica" ao não optar por uma ligação ferroviária ao projeto do novo aeroporto, referindo que "a ferrovia ganha preponderância na Europa" e que a solução de construir um novo aeroporto no Montijo, "ao qual o comboio nunca poderá chegar, é um anacronismo".

"Tal como existem um Plano Rodoviário Nacional e um Plano Ferroviário Nacional (este em auscultação), as organizações defendem que deve haver um Plano Aeroportuário Nacional, quer para passageiros quer para carga", criticam ainda.

As associações defendem que a avaliação ambiental estratégica deverá ser "verdadeiramente abrangente" e ser "coordenada e acompanhada permanentemente por uma comissão de especialistas de áreas diversas".

Termos relacionados Ambiente
(...)