You are here

Alterações climáticas podem mudar as zonas das chuvas tropicais

Esta alteração de posição poderá ter consequências dramáticas na segurança alimentar de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo e um impacto profundo na biodiversidade.
Em 2020, as cheias no Sudão levaram o Governo a decretar três meses de estado de emergência.
Em 2020, as cheias no Sudão levaram o Governo a decretar três meses de estado de emergência. Fotografia de Mohammed Abu Obaid/EPA/Lusa.

As alterações climáticas poderão mudar a posição do cinturão de chuva tropical do planeta e isso terá consequências devastadoras na segurança alimentar de milhares de milhões de pessoas.

As conclusões são de um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América, publicado na revista científica Nature Climate Change, que indica que o cinturão de chuva tropical do planeta, situado numa faixa estreita perto do equador, deverá mudar a sua posição. Estima-se que os seus impactos possam sentir-se até 2100, não só na segurança alimentar das pessoas, mas também na biodiversidade.

Nem todas as partes dos trópicos poderão vir a ser afetadas de igual forma, com a faixa de chuva a deslocar-se para norte em partes do hemisfério oriental e para sul em áreas do hemisfério ocidental.

De acordo com os investigadores citados pela agência Lusa, esta mudança de posição levará a que haja mais seca no sudeste de África e em Madagáscar e mais inundações no sul da Índia, ao mesmo tempo que a América Central vai ter também maiores períodos de seca.

“O nosso trabalho mostra que as alterações climáticas farão com que a posição que o cinturão de chuva tropical (Zona de Convergência Intertropical) se mova em direções opostas em dois setores longitudinais que cobrem quase dois terços do planeta, um processo que terá efeitos em cascata na disponibilidade de água e na produção alimentar em todo o mundo”, disse o principal autor da investigação, Antonios Mamalakis.

Os autores do estudo salientam que a complexidade do sistema terrestre “é assustadora” e que depende de muitos processos. O próximo passo da investigação será traduzir as mudanças que preconizam com impactos no terreno, em termos de inundações ou de secas, além de mudanças nos ecossistemas, para orientar a adaptação a essas mudanças.

Termos relacionados Ambiente
(...)