You are here

Alterações climáticas estão a mudar a pigmentação das flores

Um grupo de cientistas demonstrou como a pigmentação das flores que absorve raios ultra-violeta está a aumentar e que isso pode diminuir a capacidade de atração de alguns insetos polinizadores.
Flores. Foto de Patrick Nouhailler/Flickr.
Flores. Foto de Patrick Nouhailler/Flickr.

Um estudo publicado na revista Current Biology, da autoria dos norte-americanos Matthew H. Koski, Drew MacQueen e Tia-Lynn Ashman, mostrou que a pigmentação que absorve raios ultra-violeta está a aumentar como forma das flores se protegerem contra o aumento destes, provocado pelas alterações devidas ao buraco na camada de ozono e pelo aumento das temperaturas. A descoberta mais preocupante é que isso poderá causar danos nas suas formas de reprodução.

Os cientistas usaram 1.238 espécimes, colhidos entre 1941 e 2017, para testar o impacto do ozono e das mudanças de temperatura em 42 espécies espalhadas por três continentes: Europa, Oceânia e América do Norte. Com a ajuda de uma câmara sensível aos raios ultravioleta, descobriram zonas mais escuras nas pétalas, criadas pelo aumento dos pigmentos que absorvem estes raios enquanto mecanismo de proteção das flores. Em 75 anos, o ritmo de aumento destes pigmentos nas flores estudadas foi de 2% ao ano em média.

Isto apesar do ritmo de mudança variar de acordo com as espécies. As flores que têm expostas as anteras (a parte terminal do estame, o seu órgão reprodutor masculino, onde se produz o pólen) têm aumentos “mais dramáticos” de pigmentação. No caso daquelas que têm as anteras dentro das pétalas, a pigmentação diminuiu com o aumento da temperatura global, sugerindo que também há um papel de termo-regulação neste tipo de pigmentação e que o acentuar das alterações climáticas influenciará também este aspeto.

De acordo com os especialistas, estas alterações de pigmentação podem fazer com que os insetos polinizadores, que utilizam as cores e desenhos das flores para detetar alimento, deixem de preferir algumas das flores, colocando em causa “a saúde reprodutiva das plantas.”

Termos relacionados Ambiente
(...)